Família

Primeiras 120 mil doses da vacina CoronaVac chegam em São Paulo

Unsplash

Publicado em 19/11/2020, às 06h03 - Atualizado às 13h48 por Camila Montino


Compartilhe:


Na manhã desta quinta-feira, 19 de novembro, o Governo do estado de São Paulo recebeu as 120 mil primeiras doses do imunizante contra o coronavírus, CoronaVac, trazidos da China. A vacina foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan.

As primeiras doses devem chegar na próxima semana (Foto: Unsplash)

A vacina CoronaVac é uma das quatro candidatas a vacina conta a Covid-19, que estão sendo testadas no Brasil. O Governo de São Paulo, já havia afirmado um u acordo para compra de 46 milhões de doses e transferência de tecnologia para o Instituto Butantan.

A chegada das vacinas estava prevista para o dia 20 de novembro, mas o material desembarcou nesta manhã em Guarulhos. O lote com as 120 mil doses fazem parte de um lote maior, de 60 milhões e estão previsto para chegar até o final de dezembro. O local onde o imunizante ficará armazenado ainda não foi divulgado pelo governo por questões de segurança.

De acordo com informações do governo Paulista, além do lote que virá com as vacinas prontas, o Instituto Butatan receberá ainda neste ano, uma parte de matéria prima pra fabricar outras 40 milhões de doses.

O diretor-geral do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que os testes clínicos da Coronavac estão avançados. A expectativa dele é enviar os resultados da última fase dos estudos sobre a vacina à Anvisa ainda em 2020.

“Ficamos, portanto, só no aguardo do registro da Anvisa. É a primeira vacina que aporta em solo nacional. Isso é importante: o Brasil já tem a sua vacina, que vai estar aguardando os trâmites junto à Anvisa e junto ao Ministério da Saúde para poder iniciar o programa de vacinação. E esperamos que comece aí em meados de janeiro no máximo até fevereiro e aguardamos as definições do Ministério da Saúde”, afirmou o diretor-geral, segundo o G1.

Esquenta Black Friday

A Black Friday da Amazon está chegando! Para conferir os produtos que já estão com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

Resposta imune em 97% dos voluntários

Segundo dados preliminares dos testes clínicos divulgados nesta quarta-feira, 18 de novembro, pela revista científica britânica Lancet, 743 pacientes, a vacina CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac contra a Covid-19, e que está em testes no Brasil, mostrou segurança e resposta imune satisfatória durante as fases 1 e 2 de testes.

Não se sabe a causa exata da paralisação (Foto: Getty Images)

Segundo a publicação, a CoronaVac é segura e tem capacidade de produzir resposta imune no organismo 28 dias após sua aplicação em 97% dos casos. Os resultados da Sinovac, foram publicadas em em artigo revisado por outros cientistas na revista científica The Lancet, e se referem aos estudos das fase 1 e 2, realizadas na China.

As duas fases de testes envolvem 744 voluntários, com idades entre 18 e 59 anos. Os  números mostram que as reações adversas foram leves e nenhum efeito adverso sério relacionado à vacina foi identificado, os voluntários apenas  sentiram dor no local da aplicação.

Apesar dos testes em estágios inicial e intermediário não tenham sido realizados para determinar a eficácia do imunizante, os cientistas garantem que a CoronaVac é segura e pode fornecer proteção suficiente, baseando-se em  dados de estudos pré-clínicos em macacos na experiência de outras vacinas. “Nossas descobertas mostram que a CoronaVac é capaz de induzir uma rápida resposta de anticorpos em quatro semanas da imunização ao dar duas doses da vacina em um intervalo de 14 dias”, disse Zhu Fengcai, segundo a UOL, um dos autores do artigo. “Acreditamos que isso faz da vacina adequada para o uso emergencial durante a pandemia”, ressaltou ele.

No Brasil a  CoronaVac está sendo testada em estudo em estágio avançado de fase 3, pelo Butantan. Também estão sendo feitos testes na Indonésia e na Turquia. Outras quatro candidatas à vacina desenvolvidas pela China também estão em testes de estágio avançado para determinar a eficácia do imunizante.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!


Palavras-chave
Saúde pfnoinsta Exames e vacinas coronavírus covid-19 CoronaVac Instituto Butantan Sinovac

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"