Família

Por que nosso cérebro precisa de férias?

Getty Images

Publicado em 10/01/2021, às 05h00 - Atualizado às 05h59 por Yulia Serra


Compartilhe:


A rotina cansa e mudar os hábitos faz bem (Foto: Getty Images)

“Pensar cansa”. É com essa frase que a neurocientista Suzana Herculano Houzel justifica essa pergunta. O dia a dia de trabalho, estudo, casa, filhos, família faz com que você fique esgotada. O corpo é um dos primeiros a dar sinais: sono, preguiça e dores nas costas e mãos são os mais comuns. Mas outra parte não tão visível que também é altamente afetada pela correria é o cérebro. A ciência explica que os neurônios precisam de descanso para recarregar as energias. 

Sem culpa! Você precisa de um tempo para si, para cuidar de você. Os cientistas descobriram que a atividade cerebral se reorganiza completamente durante este período. Diversas pesquisas apontam que as áreas ativadas no cérebro são diferentes quando estamos trabalhando e descansando. Segundo os estudos, o cérebro tem duas redes principais de neurônios: uma positiva também chamada de “rede de controle executivo”, ativada quando você foca em uma atividade, e outra de “rede de processamento padrão” ou “rede de tarefas negativas”, ativada quando você descansa ou está sonhando

“O aspecto curioso do cansaço do cérebro é que ele é específico para aquelas partes que estavam trabalhando intensamente de fato. Então, se você passa muito tempo fazendo contas de cabeça, você esgota a sua capacidade de lidar com números, mas você é totalmente capaz de sair dali e ir tocar piano, ou ir ler um livro, ou fazer alguma atividade que exija a atuação de outros sistemas do seu cérebro”, explica Suzana Houzel. Por isso, aproveite as férias não apenas para ficar deitada na cama, mas para fazer atividades diferentes e explorar outras partes do seu cérebro.

Esse denscanso ajuda a renovar as energias (Foto: Shutterstock)

Dar férias ao cérebro não significa não pensar em nada e apenas olhar para o teto. É fundamental durante esse período mantê-lo ativo, a diferença é que ao invés de fazer coisas por obrigação, você fará porque quer e quando quiser. Aproveite para realizar aquilo que te dá prazer e te relaxe, e nada de cobrança! Confira algumas dicas da Diretora Pedagógica do Método SUPERA, Solange Jacob para se inspirar em fazer em casa:

Leia também:

Ciência comprova: mães precisam dormir mais que os homens porque o cérebro delas trabalha mais

Estudo mostra o efeito do beijo no cérebro do bebê

Férias em família: todas as dicas para vocês aproveitaram o melhor do verão na praia!


Palavras-chave
férias cérebro descanso desenvolvimento cerebral

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

Pai toma susto ao ver “bebê possuído” pela babá eletrônica e imagens viralizam na internet

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Família

Motivo da separação de Alexandre Nardoni e Anna Jatobá é revelado

Gravidez

Orgasmo faz mal à grávida e ao bebê? Veja 6 mitos e verdades sobre sexo na gestação

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca