Família

Pesquisa mostra porque método canguru pode ajudar a manter o seu bebê vivo 

Getty Images

Publicado em 16/05/2019, às 10h04 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h35 por Nathalia Lopes


Compartilhe:


Método Canguru pode reduzir mortalidade neonatal e te ajudar na amamentação exclusiva (Foto: Getty Images)

Uma pesquisa do hospital universitário de Harvard chegou a conclusão de que o Método Canguru pode diminuir a chances de morte em bebês prematuros, principalmente em crianças que nasceram com um baixo peso. Isso tudo por conta do contato da pele do bebê com a pele da mãe.

O estudo liderado por Grace Chan, professora de pediatria em Harvard, apontou que o método reduziu em um terço o número de mortes de crianças prematuras. Os pesquisadores estavam tentando entender porque o método pode ser tão benéfico às crianças e descobriram a redução de mortalidade neonatal.

Método Canguru é aquele que, assim que o bebê nasce e durante os primeiros meses de vida, a criança fica em contato direto com a pele da mãe, como se ele realmente estivesse dentro da bolsa de um canguru.

Além de observar os pacientes que passavam pelo hospital, eles também colheram dados nos bancos regionais de Embase, Scopus, Web of Science, Pubmed e Organização Mundial de Saúde. A estratégia de busca resultou em 2875 estudos e eles incluíram 86,  com dados qualitativos sobre a implementação do método canguru. 

Depois de todo esse trabalho de buscas e análises eles chegaram a conclusão de que o Método Canguru é algo que pode ser bem efetivo para a mãe e para o bebê. E sim, reduz a chance de mortalidade neonatal. Grace Chan também fala da importância da divulgação do método nos sistemas de saúde.

“A comunicação clara e consistente entre os profissionais de saúde, a liderança das unidades de saúde e os pacientes é um importante facilitador da adoção bem sucedida do método. O método canguru se mostrou uma prática benéfica para todas as mães e recém-nascidos.” Afirma a pesquisadora. 

O estudo ainda aponta que as mulheres que se dispõe a conectar a pele delas com a pele do bebê também podem ter um maior desempenho e uma chance 50% maior de ter uma bem sucedida amamentação exclusiva, em relação a bebês e mães que não são adeptos ao método.

Leia também: 

Top ajuda no contato da mãe com o bebê

Pai-canguru é tudo de bom!

Método Canguru: prematuro perto dos pais


Palavras-chave
Saúde Desenvolvimento Mãe

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Gravidez

Eliezer e Viih Tube anunciam gravidez do segundo filho

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha