Família

Pesquisa espanhola prova que nozes na gestação podem deixar o seu bebê mais esperto

Getty Images

Publicado em 09/05/2019, às 12h54 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h22 por Nathalia Lopes


Compartilhe:


Nozes podem trazer benéficos para o seu bebê (Foto: Getty Images)

Uma pesquisa espanhola chegou a conclusão de que comer nozes, durante a gravidez pode ser benéfico ao bebê. O estudo foi publicado em um jornal espanhol, o European Journal of Epidemiology, pelo Instituto de Barcelona. A pesquisa afirma que a substâncias das nozes podem ajudar no desenvolvimento cerebral do feto.

Amêndoas, amendoim, pinhões, avelãs e as nozes liberam altos níveis de ácido fólico e de ácidos graxos essenciais, como ômega-3 e ômega-6. Os responsáveis pelas pesquisas explicam que: “Esses componentes tendem a se acumular no tecido neural, sobretudo nas áreas frontais do cérebro, que influenciam a memória e as funções executivas.”

Esse desenvolvimento do tecido neural, acontece primeiramente no primeiro trimestre da gestação e por isso a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia recomenda que as grávidas precisam consumir 400 mcg por dia de ácido fólico no primeiro trimestre de gestação e também um antes de engravidar (se você planeja, né).

Os estudos pesquisaram gestantes que relataram uma média semanal de consumo de nozes de 60g por semana, uma quantidade menor do que a recomendada pela Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária. Florence Gignac, pesquisadora do ISGlobal e principal autora do estudo reflete que:

“Isso nos faz pensar que, se as mães consumissem a média semanal recomendada, os benefícios poderiam ser muito maiores.”

A pesquisa avaliou mais de 2.200 mães e filhos, os pesquisadores usaram questionários, e aí eles conseguiram informações sobre os hábitos alimentares das mães, principalmente em relação ao consumo de nozes, durante a gravidez.

E eles conseguiram perceber que as crianças, cujas as mães comeram mais nozes e derivados durante a gestação, apresentaram um resultado mais alto e melhor nos testes de Q.I., função cognitiva, atenção e memória. E para encerrar a publicação, um outro cientista fala:

“Especula-se que o ritmo de desenvolvimento fetal varia ao longo da gravidez e que há períodos em que o desenvolvimento é particularmente sensível à dieta materna.”

Leia também: 

Você sabia? Sua alimentação na gravidez pode alterar o DNA do bebê

10 passos para uma alimentação saudável na gravidez 

Estudo mostra que crianças estão consumindo mais alimentos não saudáveis e a culpa é do Instagram 


Palavras-chave
Bebê Saúde Gravidez

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha