Família

Pelo ralo

Com calorão e pouca chuva, a água está prestes a ser racionada. Veja como evitar desperdícios na sua casa

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

Com um verão seco, algumas cidades no interior de São Paulo, como Piracicaba, Limeira e Rio Claro passaram a fazer racionamento de água esta semana. Em Campinas, a prefeitura já avisou que vai multar quem desperdiçar água. A atitude pode parecer drástica para muitas pessoas, mas se justifica quando o objetivo é evitar o racionamento. Uma atitude que todo mundo pode adotar em casa, é diminuir o consumo. Desafio maior, claro, para quem tem filhos em casa.

Anúncio

FECHAR

Comece encurtando o banho

Com tanto calor, a vontade é passar horas no chuveiro. Mas será que sua cabeça ainda vai ficar fresca se você souber que 15 minutos de banho podem gastar 243 litros de água? Haja chuva para compensar esse gasto depois! Faça um banho mais rápido e ensine seu filho a fazer o mesmo. Como criança gosta de brincar com água, você pode aproveitar a banheira ou até um balde para colocar a água para o banho e para a brincadeira. Depois, aproveite essa mesma água para lavar o quintal de casa ou a calçada.

Faça você mesmo – e sirva de exemplo para seu filho

Algumas dicas de economia de água são sempre lembradas em momentos de estiagem, mas vale ficar de olho durante todo o ano.

– Feche a torneira ao escovar os dentes e fazer a barba.

– Feche a torneira quando for ensaboar a louça. Lavar a louça com a torneira aberta por 15 minutos gasta 117 litros de água. Com o novo hábito, o consumo pode ser de 20 litros.

– Mantenha a válvula da descarga sempre regulada para evitar vazamentos.

– Na calçada, não use a água da mangueira para varrer a frente da sua casa. Uma limpeza de 15 minutos leva pelos ralos cerca de 279 litros de água. Em vez disso, use a boa e velha vassoura para deixar tudo limpinho.

– Ao lavar roupa na máquina, procure usar a capacidade total em vez de fazer várias lavadas.

– Verifique se há qualquer tipo de vazamento de água na sua casa. A política da boa vizinhança vale aqui também: se você perceber algum vazamento na sua rua, comunique a concessionária da sua cidade.

– Se você tiver jardim ou plantas em casa, opte por um regador e não pela mangueira.