Família

Otite: dicas de ouro para prevenir a dor de ouvido no verão

Getty Images

Publicado em 26/11/2020, às 12h16 - Atualizado em 31/03/2021, às 09h46 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Com o verão chegando, aparecem também as dores de ouvido, que podem ser causadas pelos mergulhos na praia ou piscina, ou até mesmo pela higiene incorreta. Segundo o otorrinolaringologista Alexandre Colombini, a partir de dezembro as consultas chegam a triplicar e as causas costumam ser as mesmas: entupimento, dores constantes, sensação de água no ouvido e surdez temporária.

De acordo com dados do Instituto Otovida, oito a cada dez crianças têm um episódio de dor até os seis anos de idade. Por conta das características anatômicas do ouvido, o risco de desenvolver uma otite chega a ser bem maior do que para um adulto.

“Infelizmente, muitas vezes só se vai ao médico quando o é estado grave. O ideal é procurar ajuda já nos principais sintomas, pois é a melhor maneira de evitar complicações mais sérias”, explica. Para driblar a situação e ficar (bem!) longe desse tipo de perrengue, o especialista dá dicas de ouro para cuidar do jeito certo dos ouvidos das crianças.

O que é a otite de verão?

A doença, também conhecida por otite externa, é causada por bactérias e fungos que geram inflamação, ou até mesmo obstrução, além de ser diretamente ligada no canal da orelha e do tímpano. “Chamamos de ouvido de nadador, pois os sintomas são comuns no verão, onde as pessoas praticam mais atividades aquáticas. Trata-se de uma inflamação grave devido ao excesso de umidade e também de traumas causados nos ouvidos pelo uso recorrente e errado, por exemplo, de cotonetes”, comenta Alexandre.

Quando a água entra em contato com a cera, ocorre a hidratação extra, dando a sensação de estar cheio de líquido nos ouvidos. “Ao tentar tirar a água, acabamos retirando também a cera (proteção do canal auditivo), consequentemente deixando a região exposta para promoção de germes e bactérias”, completa.

Sintomas

Como prevenir o problema

Durante os mergulhos, o especialista recomenda sempre proteger os ouvidos. Para isso, utilize protetores de silicone, principalmente se houverem casos anteriores de otite. Quando o tratamento é necessário, é muito importante que a criança não tenha contato com a água durante este período.

Durante a limpeza, o Dr. Alexandre Colombini reforça a importância de não usar objetos pontiagudos, pois por retirarem uma grande quantidade de cera, podem ser prejudiciais. O especialista faz um alerta ainda sobre o perigo de receitas caseiras para aliviar a otite como, por exemplo, o uso de óleo quente na região. Além de causar danos, pode afetar também a integridade do ouvido como um todo.

Logo após o banho, ou até mesmo após um dia na praia ou na piscina, o mais indicado é enxugar o ouvido com a ponta de uma toalha. A prática, apesar de simples, pode evitar o excesso de umidade e prevenir uma possível otite.


Palavras-chave
Bebê Família Saúde Criança Dor de ouvido otite otite de verão

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar