Família

OMS declara que coronavírus pode se tornar endêmico — semelhante ao vírus HIV

Getty Images

Publicado em 15/05/2020, às 15h46 por Jennifer Detlinger


Compartilhe:


O novo coronavírus pode se tornar endêmico no mundo (Foto: Getty Images)

Nesta semana, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que não é possível prever a data para o novo coronavírus desaparecer — e nem se isso acontecerá um dia de fato.

A OMS ainda afirmou que ele pode se tornar endêmico —igual a outros vírus, como o HIV. “É importante colocar isso sobre a mesa. Esse vírus pode se tornar mais um vírus endêmico em nossa comunidade E pode nunca desaparecer. O HIV nunca desapareceu. Encontramos as terapias e as pessoas não têm mais o mesmo medo. Precisamos ser realistas”, disse Mike Ryan, especialista em emergências da OMS durante entrevista.

Segundo o UOL, o especialista também diz que a descoberta da vacina não significa um controle rápido da doença. “A ciência pode vir com uma vacina. Mas depois teremos de oferecer a imunização e as pessoas vão ter de aceitar tomá-la. Cada etapa desse processo tem desafios. Não há promessas, nem datas, pode ser um problema de longo prazo ou não”, afirmou.

O que é “endêmico”?

Durante uma pandemia, situação em que estamos agora pelo novo coronavírus, os casos de uma doença aumentam de forma aguda em vários locais do planeta. Já a endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença endêmica se manifesta com frequência em determinadas regiões, geralmente provocada por circunstâncias ou causas locais. Ou seja, a população convive constantemente com a doença.

Um bom exemplo disso é a varicela que tem casos registrados anualmente, em muitos países. Aqui no Brasil, consideramos endêmicas doenças como a dengue e a febre amarela, que provocam surtos em determinadas regiões todos os anos.

OMS fala sobre a possibilidade do coronavírus se tornar endêmico (Foto: Getty Images)

Pandemia, epidemia e infecção endêmica: quais as diferenças?

A OMS classificou a chegada do novo coronavírus como uma pandemia. Mas afinal, você sabe qual é a diferença entre epidemia, infecção endêmica e pandemia? Olha só a definição de cada uma e entenda a distinção entre os termos.

Infecção endêmica

A endemia, ou também infecção endêmica, é quando uma doença já ocorre durante anos em uma determinada região, mas não atinge ou se espalha entre outras comunidades. Com duração contínua, ela se restringe apenas a uma área. No Brasil, as doenças mais conhecidas são a Dengue e a Febre Amarela, necessitando a vacinação dos visitantes quando viajam para os locais específicos.

Epidemia

Infecciosa e transmissível, ocorre em um determinada região e pode se espalhar de forma rápida para as pessoas que estão em outros locais. A epidemia geralmente ocorre por conta de uma mutação da doença ou agente transmissor, gerando um novo agente, muitas vezes desconhecido. Com o decorrer do tempo, o vírus passa de epidemia para endemia, e depois para esporádico.

Pandemia

Podendo atingir grandes proporções, a pandemia também é uma epidemia, porém que pode se espalhar por um ou mais continentes e ainda pelo mundo todo, de forma desequilibrada. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), esse caso pode acontecer quando uma nova doença atinge os humanos e se espalha rapidamente. O principal critério de uma pandemia é que a doença ou condição, além de matar e se propagar, precisa ser infecciosa.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Palavras-chave
Saúde coronavírus coronavírus no mundo novo coronavírus HIV informações sobre o coronavírus efeitos do coronavírus aids

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais