Família

Novo golpe no WhatsApp sobre volta às aulas está enganando muita gente

Getty

Publicado em 08/01/2019, às 09h10 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h38 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Começo do ano, fim de férias e a gente começa a pensar de novo na antiga rotina de estudos e planejar as compras para as volta às aulas das crianças. Afinal, os materiais não são baratos e precisamos organizar os gastos. Sabendo disso, alguns grupos estão usando plataformas de disparo de mensagem, como o WhatsApp e o Messenger do Facebook para dar um golpe.

O mensageiro tentam enganar as pessoas oferecendo como brinde material escolar da Faber-Castell. O crime foi detectado por pesquisadores de segurança da Kapersky, empresa produtora de softwares de segurança para a Internet. A campanha começou no dia 3 de janeiro e em apenas quatro dias, já tiveram mais de 560 mil vítimas, de acordo com alguns analistas.

O crime funciona da seguinte maneira: para que a inscrição na promoção seja efetuada, o usuário deve clicar no link que aparece no final da imagem. Este, direciona a pessoa para um site que solicita a indicação de cinco contatos para ganhar o prêmio, que na realidade, são novas possíveis vítimas.

Mensagem circula nas redes (Foto: Reprodução)

Depois disso, a pessoa pode tanto ser levada para um site que recomenda aplicativos supostamente legítimos, mas que ao serem baixados geram lucro para os criminosos ou para um site com várias propagandas que também rendem dinheiro para eles.

Através do golpe, esse grupo consegue criar um banco de dados com informações fornecidas pelo próprio usuário. E isso não é novidade dentro do WhatsApp, mas agora eles estão tentando atingir o Facebook, por isso, tem que se ter o dobro de cuidado.

Para evitar cair nesse ou em qualquer outro golpe virtual, é preciso seguir recomendações básicas de segurança. Nunca acredite 100% em promoções que são “boas demais”, principalmente as que não vem diretamente da página oficial da marca. Tome cuidado redobrado nas propagandas que dizem presentear usuários em troca de compartilhamento e nunca se esqueça de evitar clicar em links enviados por pessoas que você não conhece

Leia mais:

7 dicas de segurança na internet

14 regras para ensinar seu filho na hora de usar a internet 

Tempo recomendado de uso da internet por crianças de 6 a 12 anos é de 2 horas por dia; entenda


Palavras-chave
Família Notícias Aconteceu comigo

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Gravidez

Eliezer e Viih Tube anunciam gravidez do segundo filho

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Segundo filho de Viih Tube deve nascer no fim do ano: saiba o signo e principais características

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha