Família

Novidade na área! Cris Guerra lança primeiro livro infantil sobre a importância de expressar sentimentos

reprodução Instagram / @eucrisguerra

Publicado em 12/02/2021, às 15h00 - Atualizado às 15h14 por Helena Leite


Compartilhe:


Tem novidade na área! A escritora Cris Guerra anunciou na última quinta-feira, 12 de fevereiro, o mais novo livro infantil: “O Menino que Engoliu o Choro”. A mãe de Francisco anunciou a novidade nas redes sociais e, em entrevista à Pais&Filhos, contou um pouco da nova produção.

Cris Guerra lança livro infantil (Foto: reprodução Instagram / @eucrisguerra)

A autora contou sobre a ideia para o livro, publicado pela editora Gulliver. A inspiração veio após assistir o documentário “O Silêncio dos Homens”. “Aquilo semeou em mim uma ideia, uma vontade de falar sobre a importância do chorar. Eu acho que sou uma ‘ativista do choro'”, conta, brincando. “Chorar é que nem limpeza de pele, um procedimento natural e necessário pra nossa saúde mental e física”, explica.

Apesar do livro ter nascido na quarentena e ter o documentário como inspiração, Cris acredita que a ideia para a produção sempre esteve ali, em algum lugar. “O livro nasceu durante a quarentena, mas ele já estava dentro de mim havia algum tempo. Mas eu não havia encontrado o tempo pra parir ele, sabe? Aí eu escrevi um texto que vai ser a quarta capa de um outro livro infantil, ‘A menina que roubava travesseiros’, da Bárbara Graziela. Quando eu escrevi esse texto sobre o livro dela, acho que entrei um pouco mais no clima do universo da infância. Foi incrível. Logo depois de escrever o texto, a história do menino que engoliu o choro foi para o papel em uma madrugada. Ele já estava lá, só esperando para nascer”, relembra.

Para ela, a história traz algumas marcas da própria infância e da infância do filho, Francisco. Da infância dela, está a famosa frase ‘engole o choro’. “Uma frase muito nociva, que era cultural. Essa foi a referência que eu trouxe da minha infância e que, tenho certeza, muitas e muitas pessoas trazem também”, conta.  Já da do filho, algumas características do personagem principal. “Um ou outro jeitinho dele ou fato marcante ou divertido sobre ele”, explica.

Cris Guerra fala sobre novo livro infantil (Foto: reprodução Instagram / @eucrisguerra)

No fim das contas, o livro, que foi ilustrado por Elton Caetano, vem para provocar uma reflexão. “Não sobre certo ou errado, mas sobre uma maneira de lidar bem com as nossas emoções, que precisam ser acolhidas em primeiro lugar por nós mesmos. Acho que é um livro que mexe com cada um de nós, independente da idade. A gente cresce, envelhece, mas traz a nossa criança com a gente, ao longo da vida. Ela nunca morre – ou pelo menos não deveria morrer. O choro pode ser uma cura dessa criança, em qualquer momento da vida”, finaliza.


Palavras-chave
Comportamento Família Criança choro livro Cris Guerra Emoções

Leia também

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Motorista de Porsche manda recado para a família da vítima: "Não tem nada que eu possa fazer"

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada