Publicado em 27/07/2021, às 09h50 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Já separa o cobertor e uma sopa quentinha porque as temperaturas vão cair ainda mais no Brasil! Entre quarta-feira, 28 de julho, e domingo, 1º de agosto, o país poderá ter neve nas serras gaúcha e catarinense e graus negativos na região sul e sudeste.
De acordo com os centros de meteorologia do país, uma massa de ar frio, de origem polar, pode fazer com que a região sul tenha temperaturas de -9ºC e -10ºC. “Poderá ser a massa de ar frio mais forte de 2021 até agora”, informou um boletim do Climatempo. Já a MetSul, disse que as temperaturas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina “devem figurar entre as mais fortes da história recente” dos estados.
Vale lembrar que a temperatura deve ficar entre 10ºC e 15ºC abaixo do que é esperado nesta época do ano no Centro-Sul do país, de acordo com a MetSul. Mas o frionão para por aí: é previsto neve e temperaturas negativas no sul e sudeste e, pelo menos, 12 estados e o Distrito Federal com dias de frio intenso já a partir desta terça-feira, 27 de julho, até sexta-feira, 30 de julho.
De acordo com o Climatempo, os locais que terão as maiores quedas de temperatura são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Acre e sul do Amazonas.
O ar polar “será uma ‘bolha’ de ar gelado de grandes dimensões e que será responsável por um acentuado resfriamento em diversos estados brasileiros no meio da semana”, diz o boletim do MetSul de segunda-feira, 26 de julho. “Esta será uma das erupções de ar polar de maior intensidade dos tempos recentes no sul do Brasil e as marcas mínimas em algumas estações, especialmente de municípios de maior altitude, devem ficar entre as mais baixas registradas nos primeiros 20 anos deste século, mas, no geral, a onda de frio não deve superar em força as ondas de frio, por exemplo, dos anos 2000 e 2012”.
Na região sudeste, as temperaturas mais baixas vão acontecer na quinta-feira, 29 de julho, e sexta-feira, 30 de julho, com mínimas entre -2 °C e -3 °C na serra da Mantiqueira e máximas sempre abaixo de 15ºC. “A cidade de São Paulo, entretanto, por estar mais perto da costa e mais ao Sul da Região Sudeste do Brasil deve sentir com força este episódio de ar gelado entre quarta e sexta. Na quarta se espera chuva, vento e frio. Na quinta, o frio prossegue forte. E, na sexta, o amanhecer será gelado com chance de geada em diversos bairros e marcas negativas no Sul da cidade”, informou o MetSul.
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Família
Assessor, amigo próximo e morador da mansão: conheça o padrinho do filho de Virginia Fonseca
Gravidez
Fátima Bernardes fala sobre ter mais um filho e conta como será a gravidez
Família
Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"
Família
Deolane Bezerra volta a ser presa após descumprir medidas cautelares
Família
Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"