Família

Neve e frio intenso no Brasil: 12 estados em que as temperaturas vão cair (muito!) nesta semana

Alguns estados do Brasil podem alcançar temperaturas negativas nesta semana - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 27/07/2021, às 09h50 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


Já separa o cobertor e uma sopa quentinha porque as temperaturas vão cair ainda mais no Brasil! Entre quarta-feira, 28 de julho, e domingo, 1º de agosto, o país poderá ter neve nas serras gaúcha e catarinense e graus negativos na região sul e sudeste.

De acordo com os centros de meteorologia do país, uma massa de ar frio, de origem polar, pode fazer com que a região sul tenha temperaturas de -9ºC e -10ºC. “Poderá ser a massa de ar frio mais forte de 2021 até agora”, informou um boletim do Climatempo. Já a MetSul, disse que as temperaturas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina “devem figurar entre as mais fortes da história recente” dos estados.

Vale lembrar que a temperatura deve ficar entre 10ºC e 15ºC abaixo do que é esperado nesta época do ano no Centro-Sul do país, de acordo com a MetSul. Mas o frionão para por aí: é previsto neve e temperaturas negativas no sul e sudeste e, pelo menos, 12 estados e o Distrito Federal com dias de frio intenso já a partir desta terça-feira, 27 de julho, até sexta-feira, 30 de julho.

Alguns estados do Brasil podem alcançar temperaturas negativas nesta semana (Foto: Shutterstock)

De acordo com o Climatempo, os locais que terão as maiores quedas de temperatura são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

O ar polar “será uma ‘bolha’ de ar gelado de grandes dimensões e que será responsável por um acentuado resfriamento em diversos estados brasileiros no meio da semana”, diz o boletim do MetSul de segunda-feira, 26 de julho. “Esta será uma das erupções de ar polar de maior intensidade dos tempos recentes no sul do Brasil e as marcas mínimas em algumas estações, especialmente de municípios de maior altitude, devem ficar entre as mais baixas registradas nos primeiros 20 anos deste século, mas, no geral, a onda de frio não deve superar em força as ondas de frio, por exemplo, dos anos 2000 e 2012”.

Na região sudeste, as temperaturas mais baixas vão acontecer na quinta-feira, 29 de julho, e sexta-feira, 30 de julho, com mínimas entre -2 °C e -3 °C na serra da Mantiqueira e máximas sempre abaixo de 15ºC. “A cidade de São Paulo, entretanto, por estar mais perto da costa e mais ao Sul da Região Sudeste do Brasil deve sentir com força este episódio de ar gelado entre quarta e sexta. Na quarta se espera chuva, vento e frio. Na quinta, o frio prossegue forte. E, na sexta, o amanhecer será gelado com chance de geada em diversos bairros e marcas negativas no Sul da cidade”, informou o MetSul.


Mais lidas

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo

(Foto: Freepick)

Família

Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Assessor, amigo próximo e morador da mansão: conheça o padrinho do filho de Virginia Fonseca

Fátima Bernardes fala sobre ter mais um filho e conta como será a gravidez - Reprodução/Instagram

Gravidez

Fátima Bernardes fala sobre ter mais um filho e conta como será a gravidez

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Deolane Bezerra volta a ser presa após descumprir medidas cautelares

Amanda Kimberlly participou de reality show e namorou cantor famoso - (Foto: reprodução/X)

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Famíliainvernofrio