Família

Natureza em casa: conheça o estilo Waldorf de decoração

Foto: Divulgação/ Meu Móvel de Madeira

Publicado em 26/12/2015, às 14h24 - Atualizado em 28/03/2016, às 11h37 por Adriana Cury


Compartilhe:


Vale a pena saber mais sobre o método Waldorf, também conhecido como antroposófico. “Este quarto tem um visual próximo da natureza. Os móveis possuem cores com aspecto natural e tons pastel. A proposta aqui é que haja limitação, por isso o berço com grades é bem-vindo”, explica a arquiteta Thais Lacialamella, mãe de Marina.

As cortinas são de tecido leve para permitir a entrada de muita luz. Os móveis são feitos de madeira. “Nada de laminados. São madeira mesmo”, explica a arquiteta. Os tapetes podem ser de sisal, barbante ou de pele de carneiro.

Leia também:

Cômodas para criança

42 imagens inspiradoras para a decoração do quarto do seu filho

“Mamãe, olha como estou grande”

“Não se deve usar plástico ou cores fortes. Berços e cercados móveis ou com rodinhas são necessários para serem levados aonde a mãe for.” Também é recomendado colocar no quarto alguns caixotes de madeira para servirem de banquinhos e mesinhas para as crianças se sentarem e se apoiarem.

A construção do ambiente nesse estilo segue o conceito da linha pedagógica Waldorf, que nasceu dos estudos do austríaco Rudolf Steiner, idealizador também da teoria antroposófica, que trabalha a formação do indivíduo e cuja ideia principal é promover uma integração entre o físico e o espiritual, levando em conta como cada pessoa pode agir de forma positiva em sociedade e conviver com os outros e com a natureza em harmonia.

O objetivo do quarto baseado na filosofia Waldorf é que a criança aprenda a ter limites e fique longe da friagem e da sujeira do chão. É comum em um ambiente criado com esse estilo que haja brinquedos de madeira e outros objetos menos industrializados. “Na educação antroposófica, as crianças têm um maior contato com a natureza ao usar tintas orgânicas, lancheiras e mochilas de couro.

Foto: Divulgação/ Meu Móvel de Madeira

As crianças também têm aulas de técnicas manuais tradicionais, como crochê e tricô, tanto para meninos como para meninas. “Cultivam hortas comunitárias e praticam jardinagem e culinária”, explica a professora da faculdade Santa Marcelina, Mônica Friaça.

Dessa forma, nossos filhos adquirem maior noção do mundo natural em que vivem. De acordo com a pedagoga, a principal vantagem do método antroposófico é que a criança receba uma educação artística desde muito pequena.

“Isso é muito proveitoso para algumas crianças, porque ajuda no desenvolvimento de habilidades como a música e desenho, porém, para outras, isso pode ser bastante opressivo e frustrante, porque é baseado em um conjunto de princípios muito específicos da antroposofia”, finaliza.

40 dicas para decorar o quarto do seu filho

Armários nunca mais

Para ter um quarto Waldorf, ou antroposófico, você vai precisar buscar os móveis em lugares mais específicos e, por causa dos materiais, pode ser que saia um pouco mais caro do que um quarto tradicional. Aqui, a criatividade pode ajudar muito. Vale a pena pesquisar e economizar em outras áreas da casa se você achar que esse tipo de quarto combina com a educação que você quer dar para seus filhos.


Palavras-chave
Casa e Decoração

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha