Família

Mulher não reconhece mais o pai após possível sequela da covid-19

Freepik

Publicado em 15/03/2023, às 12h57 - Atualizado às 13h01 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Cada dia que passa, sequelas de ter tido Covid vão sendo descobertas. Desta vez, um estudo foi feito na revista Cortex apontou que ter Covid longa pode fazer com que a pessoa desenvolva prosopagnosia, isto é, uma cegueira facial que atrapalha a pessoa a identificar rostos, principalmente daquelas pessoas mais próximas.

Para o aprofundamento na análise de dados, os especialistas da Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, usaram como base para o estudo, a história de Annie. Só o que se sabe dela, é que é uma mulher de 28 anos,  voluntária para o estudo e Nenhuma outra informação foi divulgada.

Ter a vacinação em dia evita riscos (Foto: Freepik)

Ela teve covid-19 em março de 2020 e mesmo quando já tinha sido curada do vírus, começou a perceber uma certa dificuldade de reconhecer o rosto do pai dela, dizendo que não parecia o homem, e sim, um estranho. Após o relato, ela foi chamada para a realização de vários testes, até mesmo um sobre reconhecimento de rostos famosos.

Segundo a pesquisa, Annie percebeu essa dificuldade de identificar o pai em junho de 2020. Acontece que durante um jantar em família, ela não sabia diferenciar quem era o tio e quem era o pai dela. Fora o reconhecimento facial, ela teve dificuldades em fazer atividades do cotidiano, como encontrar o carro no estacionamento.

Um dos pesquisadores e líder deste estudo, Brad Duchaine, disse que a mulher nunca tinha tido dificuldades e não apresentava nenhuma deficiência cognitiva antes do coronavírus.

Ela não consegue reconhecer as pessoas (foto: reprodução/ FreePik)

Para identificar se Annie tinha prosopagnosia, os especialistas fizeram vários testes nela. Lembrando que o lobo temporal é a segunda maior área do cérebro e é ela que faz a identificação de objetos, memórias, recordações e compreensão da linguagem.

O primeiro teste, ela precisava saber quem eram os famosos. De 60, ela sabia quem era 48, porém, quando foram mostrados depois e individualmente, ela só reconheceu 28% das imagens. Já, em outro teste, eles mostravam uma foto de um famosos que ela falava que conhecia, e depois, mostravam o dublê dessa pessoa. Ela só acertou 67%, quando a maioria das pessoas acertam 87%.

Depois de analisar o caso de Annie, os pesquisadores viram outros mais para concluir a pesquisa. Foi feita uma análise de outras 54 pessoas, que tiveram sintomas iguais da mulher ou realmente falaram que as habilidades cognitivas diminuíram após o diagnóstico de coronavírus. Por fim, o chefe da pesquisa disse que um dos maiores desafios para os prosopagnósticos, é o reconhecimento da família e dos amigos.

Vacinação de mãe para filho

Tire todas as suas dúvidas e aprenda sobre a importância das vacinas para a proteção e saúde da família toda!


Palavras-chave
Família Saúde doença pai filha Paternidade cuidado coronavírus anticorpos criação covid anticorpos covid-19 cegueira reconhecimento sequelas Prosopagnosia Esquecimento Esquecimento da família não reconhecimento do pai Pessoas com prosopagnósticos prosopagnósticos Quais são as sequelas da covid Sequelas da covid Sequelas pós covid

Leia também

Família

Leonardo chama show de Madonna de "Surub4" e acusa a cantora de sat4nismo

Família

"Perdemos tudo", mãe tem reencontro emocionante com filha depois de 15 dias no RS

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Família

Neymar e Bruna Biancardi postam foto de Mavie em viagem juntos na Arábia Saudita

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura