Família

Mulher com paralisia volta andar graças a chip implantado na coluna

Getty Images

Publicado em 13/04/2022, às 06h38 - Atualizado em 14/04/2022, às 07h42 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Uma mulher que sofre de uma doença degenerativa, e por isso perdeu a capacidade de andar, conseguiu os movimentos das pernas novamente graças a um chip que foi implantado em sua coluna. O dispositivo mostra uma grande promessa para pacientes com doenças neurodegenerativas para as quais atualmente não há cura.

A mulher sofre de uma doença chamada de atrofia de múltiplos sistemas-tipo parkinsoniano (MSA-P), uma condição rara que se apresenta com sintomas semelhantes aos de Parkinson. Mas após 18 meses deitada, finalmente conseguiu se levantar, agora ela está em fisioterapia para recuperar a capacidade de andar. Os resultados foram publicados no New England Journal of Medicine.

No caso dela, um sintoma significativo de MSA-P foi a perda de neurônios simpáticos no corpo da paciente, fazendo com que a pressão arterial caísse drasticamente ao se levantar (chamada hipotensão ortostática). Muitos de nós sentiremos uma forma muito leve de hipotensão ortostática depois de nos levantarmos muito rapidamente e de repente ficarmos tontos e tontos.

Os pesquisadores desenvolveram um chip que faz pessoas com paralisia, voltar a andar (Foto: Getty Images)

No entanto, neste caso, o sistema nervoso da mulher estava muito danificado para regular a pressão arterial e ela desmaiava imediatamente após ficar em pé, impedindo qualquer forma de movimento ereto. Os pesquisadores – uma colaboração de diferentes hospitais na Suíça – implantaram um dispositivo eletrônico composto por eletrodos e um gerador de impulso elétrico diretamente na medula espinhal.

Anteriormente usado como uma forma de tratar a dor crônica, o chip foi projetado para detectar mudanças na postura da mulher e reagir de acordo, instruindo as artérias a se contraírem e ajudando seu corpo a manter a pressão arterial. “Já vimos como esse tipo de terapia pode ser aplicado a pacientes com lesão medular. Mas agora podemos explorar aplicações no tratamento de deficiências decorrentes da neurodegeneração. Esta é a primeira vez que conseguimos melhorar o sangue -regulação da pressão em pessoas que sofrem de MSA”, disse Grégoire Courtine, professor de neurociência da EPFL e co-autor do artigo, em comunicado.

“Esta tecnologia foi inicialmente destinada ao alívio da dor, não para este tipo de aplicação. Daqui para frente, nós e nossa empresa Onward Medical planejamos desenvolver um sistema direcionado especificamente para hipotensão ortostática que pode ajudar pessoas ao redor do mundo que lutam com este distúrbio.”


Palavras-chave
pfnoinsta Mulher andar ciência coluna paralisia chip implante movimento

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena

Família

Grupo Molejo é vítima de assalto no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"