Família

Mulher com dois úteros consegue engravidar naturalmente em caso raro: ‘Milagre’

Arquivo Pessoal

Publicado em 10/08/2020, às 14h06 - Atualizado às 14h06 por Maria Laura Saraiva


Compartilhe:


Emma Johns, de 27 anos, sempre sonhou com a maternidade, mas teve seus desejos um pouco abalados depois de descobrir que tinha dois úteros. Apesar de ter o órgão em ‘dose dupla’, a americana ouviu que suas chances de engravidar estavam ‘reduzidas pela metade’. Pensando nisso, Emma e o noivo Marc Kirkby, 29, começaram a tentar ter um bebê no início do ano passado – um mês depois, conseguiram!

Olive nasceu saúdavel (Foto: Arquivo Pessoal)

A condição é conhecida como Útero Didelfo, uma anomalia onde o órgão forma duas câmaras, se dividindo ao meio. Normalmente, as mulheres com esse problema têm dificuldade em conceber e também em segurar a gestação, já que a chance de um aborto espontâneo é maior.

Quando Emma ouviu do médico a explicação do seu caso, imaginou que o se tornar mãe seria algo muito difícil e, talvez, impossível. “O clínico geral disse: ‘Acho que posso ver dois colos do útero.’ Acho que nem sabia o que era um colo do útero na época, muito menos o que significava ter dois.Ele me disse que não tinha certeza, mas poderia ser muito mais difícil para mim engravidar e isso poderia aumentar minhas chances de aborto espontâneo. O médico me disse que minhas chances de conceber caíram pela metade.Fiquei absolutamente arrasado quando ela me contou – foi devastador”, disse ela em entrevista ao The Sun.

Emma descobriu que seu útero é dividido no meio (Foto: Reprodução pessoal)

Então, quando ela e o noivo foram morar juntos, pensaram que seria uma boa ideia já começar a tentar engravidar, afinal, eles achavam que o processo poderia demorar anos. Emma parou de se prevenir em janeiro de 2019 – em fevereiro, sua menstruação já estava atrasada! O teste confirmou: ela estava grávida do primeiro filho.

Por causa da condição rara, que atinge só 3.000 mulheres em todo o mundo, Emma precisou redobrar os cuidados durante a gestação e fazer uma pilha de exames todos os meses. A pequena Olive nasceu em 1º de novembro de 2019. “Eu realmente a vejo como um milagre. Nunca pensei que teria um filho após o diagnóstico.Parece cafona, mas toda vez que eu fazia um pedido, apagando minhas velas ou vendo uma estrela cadente, sempre pedia a mesma coisa – ter um bebê. Agora aqui está ela e ela é completamente perfeita”, conta a mãe.

O 9º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Tal da Felicidade está aí! Ele vai acontecer no dia 19 de agosto, completamente online e grátis. Serão oito horas de transmissão ao vivo e você pode acompanhar tudo neste link aqui. Esperamos por você!


Palavras-chave
Desenvolvimento Criança Gravidez Mãe filha

Leia também

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Família

Neymar faz doação para o RS e manda recado: "Faz pelo coração e não por engajamento"

Família

Alessandra Negrini desabafa sobre relação 'incomum' com o filho: "Não sei onde mora"

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"