Família

Mônica Figueiredo lança curso sobre educação com leveza: “Felicidade é uma escolha”

Arquivo Pessoal

Publicado em 26/01/2021, às 17h03 - Atualizado em 27/01/2021, às 11h30 por Marina Paschoal


Compartilhe:


O maior desafio da sua vida é (ou, será) educar o seu filho. Não tenha dúvidas de que essa será uma tarefa difícil, mas, com certeza, muito recompensadora. Mônica Figueiredo, mãe de Antônia e colunista da Pais&Filhos diretamente de Portugal, costuma dizer que apesar disso, a educação deve ser algo tranquilo. “A gente precisa pegar leve, ter mais humor na hora de educar as crianças. É fundamental entender o seu lugar de adulto nessa relação, é você que muda o clima da situação”, ela explica, em entrevista à Pais&Filhos à respeito do lançamento do curso online dela ‘Lições de casa: educando filhos com leveza’.

Para a criação desse curso, Mônica levou a própria experiência como mãe, claro, mas a identificação que teve ao longo dos anos com mães e pais também contou muito para a decisão. “Percebi que as dúvidas eram as mesmas, e quando vieram com a ideia do curso, no primeiro momento eu achava uma pretensão, mas quando entendi que era um bate-papo e que eu tinha mesmo conteúdo para falar, aí fluiu numa boa”, ela conta.

Fruto da quarentena

A ideia de gravar aulas (ou, como ela prefere dizer, bate-papos) já existe há um tempo, mas foi no período de isolamento que Mônica se jogou no projeto. “Ficar em casa me deu tempo de pensar, me trouxe reflexão e pude fazer tudo do meu jeito e com calma”, ela acrescenta. E é assim que encontramos Mônica nos episódios: à vontade, na poltrona e em casa – mas cada hora em um ambiente do lar.

Making off na casa da Mônica (Foto: Arquivo Pessoal)

Apesar de ter surgido nesta época, ela não gosta muito de focar neste período. “Nas aulas, tentei falar ao máximo de coisas e temas independentes de pandemia. Falo muito sobre a nossa postura [de pai e mãe], mas tem temas que, como escola, mudaram – mas eu acredito que tudo isso logo vai passar”, diz otimista. E entrega um spoiler: vem livro sobre parentalidade por aí! Mônica tem aproveitado este período e o embalo das gravações para escrever.

Aprendizado é via de mão dupla

Tem mãe e pai que gosta de estudar e se informar antes de embarcar na vida real, mas, nem sempre a prática segue a teoria. E tudo bem, cada um tem seu jeito. O segredo é fazer com leveza e amor. “Cada filho e cada época exigem coisas diferentes de você, coisas que você nem imagina. E se você acha que vai ser a mesma mãe o tempo todo, você está vivendo uma ilusão (risos). Eu perdi minha mãe quando eu tinha 44 anos – e no dia em que ela faleceu eu levei uma bronca dela. Ou seja, a gente aprende o tempo todo! Precisamos entender que nossos filhos atendem aos nossos atos, a responsabilidade é nossa, como mãe e pai”, ela diz.

Hoje, Antônia é uma mulher de 23 anos, e Mônica conta que lembrar os momentos da infância da filha para o curso foi especial. “Foi muito gostoso, mas eu lembro de cada coisa com alegria – aproveitei muito cada etapa e não sinto saudades. Na verdade, não consigo me lembrar da vida antes da minha filha, tenho que fazer um esforço pra isso!”, brinca.

Mônica Figueiredo é mãe de Antônia e colunista da Pais&Filhos (Foto: Arquivo Pessoal)

O que importa é ser feliz

No fim das contas, o que a gente quer é isso: ser feliz, ter um filho feliz e uma família feliz. “Eu acho que felicidade é uma escolha. É uma decisão que você toma, não é uma coisa que acontece de fora pra dentro – é o contrário”, Mônica acredita.

E de encontro com esse pensamento, ela entrega que a aula que mais gosta do curso (que conta com 16 aulas no total) é a sobre brincar. “Acho que essa é a chave de tudo. Mas eu estou falando de deixar a criança brincar mesmo – dar espaço pra ela se virar, ter criatividade. Temos o costume de nos meter e falar como as coisas devem ser, e acho que a brincadeira é o momento de descoberta”, entrega.

Para finalizar, ela se declara: “Nunca tive dúvidas de que família é tudo, mas a cada dia tenho mais certeza. Família é onde a gente consegue conviver com o diferente, aprende a amar quem pensa completamente diferente de você, onde você aprende e ensina a ser generoso, compartilhar e que a vida é feita em conjunto, você não é nada sozinho”.

Lições de casa: criando filhos com leveza

Para conhecer melhor sobre o curso e até ver uma aula experimental, basta acessar o www.licoesdecasa.com.br.


Palavras-chave
Comportamento Família Educação Criança Educação com leveza felicidade

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Criança

Quarto super luxuoso de filha de Roberto Justus revolta seguidores: "Exagero"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta

Gravidez

Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"