Família

Menu Infantil

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

18/03/2013

Você passa a semana criando pratos saudáveis para atrair seu filho e mal espera pelo fim de semana para poder reunir a família em um restaurante exótico para apresentar para novos sabores às crianças, mas quando chega ao local e recebe o cardápio lá vem a surpresa: Menu Infantil traz arroz, feijão e bife ou macarrão com frango.

Oras, mas essa é a comida do dia a dia. Você separou um dia para sair com as crianças justamente para poder fazer com que eles comam algo incomum. Nas próximas saídas você se esforça e pede um prato do menu tradicional, mas quando recebe a conta nota que gastou muito mais do que seu filho comeu. Que situação difícil.

Anúncio

FECHAR

Cansada de passar por situações como essa, a nutricionista Patrícia Smith, mãe de Adan, criou o Menu Infantil. A ação tem como objetivo inserir as crianças no contexto do restaurante em que ela está. “A ideia é que o restaurante não perca sua identidade e que sirva um menu voltado para as crianças ou uma porção menor para elas. O restaurante pode selecionar 20% do cardápio que possa ser adaptado para crianças”.

Apesar de parecer a melhor decisão, ainda há a resistência de alguns restaurantes pela opção. Por isso, no dia 17 de maio o grupo de mães envolvidas no projeto prepara uma ação em que restaurantes do Rio de Janeiro serão convidados a oferecer um menu infantil especial.

Exército dos pequenos bons comedores, dois pontos básicos atingir família e chefes de restaurante. Pra família é importante inserir crianças no contexto da refeição e não seja sempre colocada no menu infantil.

Fazer com que famílias possam ir aos restaurantes e possam se alimentar sem fazer malabarismo nem pagar fortunas.

A outra coisa é tirar rótulo que criança só come arroz, feijão, bife e batata ou macarrão. Assim você deixa a criança com paladar pobre e não estimula em nada a curiosidade. Onde eu vou comer que meu filho seja aceito.

Para restaurantes propor que eles não precisam perder identidade deles com outro menu, não precise mudar seu cardápio para crianças, mas que consiga selecionar ao menos 20% para oferecer uma porção menor e adaptada para a criança. E que se quiser fazer o menu infantil que faça respeitando as raízes de seu restaurante. Vantagens – manter público fiel no restaurante; fazer técnica com porção menor para criança.

– Resistência dos chefes?

Alguns têm resistência. No rio já há 4 restaurantes que toparam o projeto. Criar final de semana em maio para esses restaurantes lançarem proposta de crianças experimentarem. ‘Mundo Ovo’ com ‘Ateliê das ideias’.

Data criada pelo chef Jamie Oliver 17 de maio para fazer essa ação nos restaurantes.

Rio

–  Margutta, restaurante com 18 anos, faz para criança o que ela quiser a um preço fixo de R$32,00;

Bazzar, menu infantil bem legal e diversificado, dos que eu gosto de frequentar é o que mais inova, ótimas substituições, prato bonito sem cara de comida de criança, trata criança bem. Restaurante frequentado por famílias e crianças

Bri, proposta interessante para criança, inclui vegetais e tem um tratamento diferenciado para crianças;

Market, oferece sucos e combos para criança

Galeteria Mormaço (Jardim Botânico), tem porões e pratos pensados para crianças, além de atividades e áreas pensadas para crianças (como pias e banheiros).

São Paulo

Capim Santo – Ótima variedade, criança de até 6 anos não paga e de 7 a 11 anos paga meia porção. Variedade de alimentos para crianças também é muito grande.

Vicolo Nostro – Menu específico para crianças, apesar de ser restaurante italiano tem boas opções para crianças

NaKombi, combinados bons para crianças e dependendo da época do ano tem pratos enfeitados.

Praça São Lourenço, por mais que tenha esquema de buffet tem sistema diferenciado para crianças, acima de 10 apenas o valor é integral. De segunda à sábado tem menu kids por R$26,00.

Per Paolo, italiano e o dono tem um filho pequeno, por isso lá tem a possibilidade de tentar criar algo para criança na hora.

Patricia, mãe de Adan, 2 anos e cinco meses.

Pais&Filhos TV