Publicado em 25/05/2021, às 14h34 por Luiza Fernandes, filha de Neila e Mauro
Frederick Waldhausen Gordon é um menino escocês de 10 anos que já se destaca dos amigos – isso porque, mesmo tão jovem, o menino já é um dos grandes destaque do xadrez no país. Tendo aprendido o jogo com apenas 6 anos, Frederick contou em entrevista à BBC News que logo venceu os pais – doutorandos em matemática – e o próprio professor. Desde então, Frederick leva uma rotina diária de 2 horas de treino por dia, além de uma série de vídeos sobre jogadas e importantes nomes do esporte que assiste na internet.
E a dedicação está levando ao sucesso! O aluno da Escola George Heriot, em Edimburgo, já competiu com importantes nomes do Xadrez – e inclusive levou o título de melhor jogador escocês de até 18 anos, que roubou de Bogdan Lalic. Contudo, o menino declarou que a partida mais emocionante de sua breve porém promissora carreira foi contra o croata Lalic, de 57 anos:
Eu estava muito nervoso, mas achei que independentemente do que acontecesse, eu aprenderia com essa experiência. Então não coloquei muita pressão sobre mim mesmo”, afirmou. Por causa da seriedade e leveza com que encarou a competição, Frederick pôde, por fim, tirar vantagem do adversário: “Ele fez alguns movimentos que eu chamaria de inadequados e tirei vantagem disso. Suas pequenas imprecisões foram ficando maiores à medida que eu avançava”, comentou.
Ainda em entrevista, Frederick narrou a felicidade de se destacara perante um oponente tão forte – e experiente. Para ele, o sucesso da partida esteve na concentração que colocou, em si mesmo e em Lilac. “Não posso ter distrações e preciso de silêncio total, então minha família esperou do lado de fora, no jardim, enquanto eu jogava com a porta fechada”, brincou. Contudo, depois da vitória, comemorou a beça! “Assim que terminava uma partida, eu pulava para cima e para baixo, porque não é agradável ficar esse tempo todo sentado em uma cadeira”.
Frederick deu a notícia aos pais, Iain, Maja e para a irmã, Josephine, gritando na janela. Mesmo com a festa em família e o feito louvável, o menino não quis divulgar para os colegas de classe a importante vitória no campeonato disputado online – por causa das regras de distanciamento da covid-19. “Pensei que estaria me exibindo”, declarou.
O pequeno enxadrista está escalado para disputar o Torneio Escocês Junior, que será realizado no dia 12 de junho. O evento é para jogadores de até 18 anos, e oferece prêmios de até 1o mil libras – algo em torno de 75 mil reais. Sobre a nova estrela do esporte, o jogador e dono da Academia de Xadrez de Endimburgo, Andrew Green, classificou o feito do menino como “notável”.
Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Notícias
Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia