Família

Menino de 11 anos aprende inglês sozinho e pais contam segredo para ajudar nos estudos

Getty Images

Publicado em 09/12/2020, às 12h58 - Atualizado às 14h02 por Letícia Mutchnik


Compartilhe:


Aprender uma nova língua nos dias atuais é fundamental. E a história de Nicolas Pardim, de 11 anos, surpreende: com ajuda dos pais ele conseguiu aprender o inglês de maneira autodidata e gratuita, conciliando a rotina esportiva ou escolar.

O menino é aluno de um colégio municipal, e aprendeu inglês numa plataforma online, a Duolingo, há quatro anos e, em 2020, conseguiu uma bolsa de estudos integral em uma renomada escola bilíngue internacional de São Paulo. A dedicação foi fundamental durante esse período, mas a motivação para aprender um novo idioma também, já que veio de dentro de casa.

O aprendizado o proporcionou uma bolsa de estudos em renomada escola bilíngue de São Paulo (Foto: Getty Images)

“Um novo idioma, como o inglês, transforma a pessoa em um cidadão do mundo. Estudar uma nova língua oferece oportunidades de morar fora do país, conseguir emprego em diversas empresas e a liberdade de conseguir se comunicar com estrangeiros”, disseram orgulhosos os pais de Nicolas, Elias Pardim, de 48 anos, e Priscila Melo Pardim, de 44, em entrevista exclusiva à Pais&Filhos.

Os pais ainda contaram que para o processo de aprendizado, a rotina foi e continua sendo fundamental. “A rotina criou um hábito positivo na vida do Nicolas e mantivemos a constância. Desde os 7 anos, ele pratica uma hora ou mais de inglês por dia, de segunda a sexta, seja no celular ou computador”, reforçaram.

Uma das facilidades do aprendizado autodidata é a liberdade de horário e diversidade de ferramentas nas quais você consegue aprender e estudar. “A vantagem [do estudo digital] para ele foi a escolha do momento de estudar: havia dias em que ele estudava do celular, em algum deslocamento de carro, ou dias em que ele preferia estudar em casa, do computador”.

Nicolas conseguia estudar em qualquer lugar o importante era estar praticando (Foto: Getty Images)

Para Elias e Priscila a única dificuldade desse método foi quando não havia internet disponível, mas manter a rotina com o garoto sempre foi fácil, tendo em vista que era o foco principal do casal. “É importante plantar sonhos na cabeça dos filhos e mostrar onde uma nova língua pode levá-los no futuro. Além disso, colocamos metas e estipulamos horário para ele se dedicar ao estudo”, explicam.

Eles ainda adicionaram que “para Nicolas, o que funcionou foi sempre praticar o inglês por uma hora todos os dias após a lição de casa do colégio. Não importava se ele estava no carro, sofá ou na escrivaninha, o importante era que ele estava praticando”.

Os pais ficaram realizados com a conquista do garoto (Getty Images)

Não só, mas fugir do aprendizado tradicional, com jogos, filmes e músicas em inglês deixaram o aprendizado do menino mais divertido, e deve-se lembrar que atividades mais dinâmicas cativam mais o interesse das crianças. “No caso de Nicolas, ele deu preferência a ouvir música em inglês, aos jogos online com jovens de outros países e aos filmes e séries em inglês, o que acelerou o aprendizado e enriqueceu seu vocabulário”, disseram.

Elias e Priscila, que acreditam que a família é o maior bem deles, contaram como se sentiram ao saber da  conquista da bolsa de estudos que o menino conseguiu devido ao aprendizado pelo aplicativo. “Um misto de alegria, satisfação e a certeza de que abrimos uma porta muito importante para o futuro dele”, concluíram orgulhosos.


Palavras-chave
Família pfnoinsta Rotina aplicativo celular Inglês segunda língua autodidata novo idioma

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha