Família

Bebê de 1 ano m0rre após descaso médico: "Tentei esquentar o corpo do meu filho morto"

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Publicado em 23/05/2024, às 17h20 por Malu Lopes, Estagiária | Filha de Carmem e Single


Gabriel  de Almeida Santana, de 1 ano e meio m0rreu  em hospital em Guarulhos, após se internado por bronquiolite. Ao chegar ao hospital em Cotia (SP), no dia 7 de maio, Gabriel apresentava sintomas preocupantes como tosse intensa e febre alta. O cenário no hospital era de lotação, mas a urgência do estado de Gabriel forçou a família a buscar atendimento imediato.

A prontidão dos profissionais de saúdeem avaliar Gabriel foi evidente. "O hospital estava bem cheio. Não tinha como esperar atendimento, porque o Gabriel começou com uma crise de tosse. Desci correndo para a enfermaria, onde me deram toda a assistência e acionaram a médica. Ela mediu a saturação, que estava baixa, e os batimentos cardíacos bem rápidos", conta Joelma em entrevista ao UOL.

Criança brincando
Gabriel m0rreu na UTI de Guarulhos, três dias após sua entrada (Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal)

 A rápida ação da equipe médica revelou sinais alarmantes: baixa saturação de oxigênio e frequência cardíaca elevada. Diante da gravidade, foi decidida a transferência do menino para uma unidade com mais recursos em Guarulhos, ainda naquela noite.

A esperança de uma recuperação rápida se esvaiu quando, ao chegar em Guarulhos, a família foi confrontada com a falta de leitos de UTI disponíveis, apesar das garantias prévias. "Disseram que tinha sido solicitado um leito de UTI para o meu filho e que conseguiram em Guarulhos. Ficamos esperando a ambulância chegar, a previsão era 22h30, mas veio só depois das 23h30", relembra a mãeem entrevista a UOL. A situação se agravou com a demora no tratamento e supostos erros na administração de medicações.

A mãe afirma que remédios foram dados fora do horário para a criança e que a medicação foi extraviada em certo momento. "As enfermeiras do hospital me falaram que tudo bem dar os remédios uma hora antes ou depois do horário, mas às 18h ninguém tinha aparecido ainda. Depois, soube que a medicação foi extraviada: os remédios tinham sido liberados para o PS e, como tínhamos subido [para o quarto], não encaminharam.", relatou. 

Criança sorrindo
Gabriel estava com bronquiolite e seu caso agravou (Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal)

Joelma conta que não foi dada a devida atenção a criança. Assim, no dia 10, ela pegou seu filho no colo e se dirigiu ao posto de enfermagem, pedindo ajuda. Como resposta, a enfermeira deu um papel e uma caneta, para a criança se acalmar. 

Outro momento desesperador para a mãe, foi o momento de morte do filho. "Depois de 40 minutos de massagem [cardíaca], falaram que ele tinha m0rrido. Gritei que meu filho m0rreu por culpa deles. Fiquei lá, peguei meu filho no colo, sentei em uma cadeira. Tentei esquentar o corpo do meu filho morto, mas não conseguia."

Criança doente
Criança estava em caso grave a mãe pediu ajuda a enfemeira e não obteve resposta (Foto: Freepick) 

Três dias após sua admissão, Gabriel veio a falecer devido a complicações severas como insuficiência respiratória aguda grave, pneumoniae pneumotórax. Joelma afirma que o filho não possuía condições pré-existentes que pudessem  prever um desfecho tão trágico. 

A rede Hapvida NotreDame Intermédica expressou suas condolências pela perda e reiterou que foram oferecidos todos os cuidados necessários a Gabriel, incluindo exames e medicações adequadas. No entanto, as afirmações da família apontam para uma realidade onde falhas na gestão de cuidados podem ter contribuído para o lamentável resultado.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Nahim e a filha não se falavam desde 2019 - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Entenda o motivo da filha de Nahim ter sido proibida de ir ao velório do pai

Ana Hickmann e Edu Guedes - Reprodução: Instagram

Família

'Cinco quartos, garagem e escritório': Edu Guedes dá detalhes de mansão com Ana Hickmann

Nahim pediu para ter caixão no chão para se despedir dos cachorros - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Nahim tem despedida emocionante com caixão no chão para que os cachorros se despeçam do cantor

Ex-esposa do cantor falou qual a real causa da morte de Nahim - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Ex-esposa de Nahim fala qual foi a verdadeira causa da morte do cantor

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Gisele Bündchen e Joaquim Valente - Reprodução: Instagram

Família

Gisele Bündchen termina namoro após piada do ex-marido

Nahim e cachorro - Reprodução: Instagram

Família

Irmão de Nahim diz que cantor tinha pressentimentos sobre a própria morte