Família

Marido salva vida da esposa ao dar socos em tubarão na praia

Chantelle teve múltiplas contusões devido à mordida do tubarão - Reprodução/60 Minutes Australia/The Sun
Reprodução/60 Minutes Australia/The Sun

Publicado em 22/11/2021, às 09h31 por Redação Pais&Filhos


Chantelle Doyle, 35, falou sobre as feridas que mudaram a vida, causadas pelos dentes do predador – que grudaram na perna dela enquanto ela surfavaem Port Macquarie, New South Wales, Austrália. No início do dia “lindo e ensolarado”, o casal foi para as águas cristalinas com a Sra. Doyle dizendo que nada parecia fora do comum.

Mas então a tragédia aconteceu. Chantelle e o namorado Mark Rapley, 37, que a salvou dando um soco no nariz do enorme tubarão, reviveram o terrível ataque em uma entrevista no “This Morning”. Mark veio ao resgate e acertou o tubarão até que ele nadasse para longe, mas admitiu que foi difícil, como “socar uma parede de tijolos”.

Chantelle disse: “O tubarão agarrou minha perna quando eu ainda estava na água e foi como um vício repentino prendendo minha perna, então não foi realmente doloroso, foi apenas muita pressão. E então eu simplesmente agarrei a prancha e me coloquei nela.”

Nesse ponto, Chantelle soltou um grito arrepiante e o corajoso namorado mergulhou na água para salvá-la da besta de 3 metros. Ela disse: “Eu não sei como, mas na verdade puxei o tubarão um pouco comigo porque quando Mark chegou, eu o vi na água ao meu lado. Eu estava tipo ‘Oh meu Deus, o que você está fazendo? Saia da água!”

Chantelle teve múltiplas contusões devido à mordida do tubarão
Chantelle teve múltiplas contusões devido à mordida do tubarão (Foto: Reprodução/60 Minutes Australia/The Sun)

Mark disse que foi capaz de subir na prancha de Chantelle depois que avistou a barbatana e a cabeça de tubarão perto da perna. Ele disse: “O nariz [do tubarão] estava fora da água, então eu poderia dar socos nele. Parece que você está socando uma parede de tijolos, como se fosse difícil.

“Então, eu simplesmente abandonei a prancha, para começar a bater as baleias … Foi apenas jogar o mais forte que pude até que ele soltasse, porque você meio que quer que isso acabe. [Eu estava parecendo] morto nos olhos. Essa memória fica muito comigo, um olho roxo.”

Ele disse que direcionou os socos para o nariz do tubarãoporque “é mais sensível”. A estratégia funcionou com os golpes que fizeram o tubarão se soltar e nadar para longe e ele foi capaz de levar Chantelle até a costa. O joelho, músculo da panturrilha, tendão, osso, cartilagem e nervos de Chantelle foram todos danificados.

Mas, crucialmente, não as artérias, o que poderia significar que ela sangraria até a morte. Ela explicou: “Meus nervos foram cortados em dois lugares e parcialmente cortados em outros dois. Não consigo mover ou sentir minha perna direita e eles dizem que levará talvez 300 a 400 dias para meus nervos crescerem e então saberemos o que acontecerá com minha perna.”

Chantelle foi levada ao hospital depois do ataque
Chantelle foi levada ao hospital depois do ataque (Foto: Reprodução/60 Minutes Australia/The Sun)

Ela acrescentou que por ser uma cientista ambiental, ela entende por que os tubarões são importantese que ela ainda os ama. Passantes e paramédicos trataram de Chantelle nas areias antes que ela fosse levada de ambulância aérea para o Hospital Port Macquarie.

Mais tarde, ela foi levada para o Hospital de Newcastle, onde passou por várias cirurgias especializadas. O surfista Peter Lobb descreveu ter ouvido os gritos arrepiantes quando ela estava sentada na prancha sendo atacada, na parte rasa de Shelly Beach.

“Foi inacreditável, o grito foi incrível e havia respingos por toda parte”, disse outra testemunha Jed Toohey ao “The Daily Telegraph”. “Ele (Mark) salvou a vida dela … teria sido forte o suficiente para levá-la para o mar. Ele foi realmente incrível.” Os banhistas na praia, em seguida, aplicaram um torniquete na perna da vítima para tentar estancar o sangramento

“Chantelle ficava dizendo: ‘Estou bem’. Ela estava tão calma e relaxada. Mas então a perna começou a ficar dormente”, revelou o Sr. Lobb. O ataque é o terceiro no Mid North Coast nos últimos meses, disse a “NSW Ambulance”. Mani Hart-Deville, de quinze anos, foi morta ao norte de Coffs Harbour depois de ser agredida em julho Ela morreu após ser atacada enquanto surfava em Wilsons Headland em Wooli Beach.

Mark foi corajoso em ter batido no tubarão
Mark foi corajoso em ter batido no tubarão (Foto: Reprodução/60 Minutes Australia/The Sun)

Leia também

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Neymar faz doação para o RS e manda recado: "Faz pelo coração e não por engajamento"

Alessandra Negrini e o filho - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Alessandra Negrini desabafa sobre relação 'incomum' com o filho: "Não sei onde mora"

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Foto: Reprodução

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Mãe e filha - (Foto: Reprodução/Freepik)

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura