Publicado em 18/07/2019, às 15h55 por Izabel Gimenez, filha de Laura e Décio
Na quinta-feira, dia 19 de julho, o apresentador Marcos Mion foi ao Ministério da Cidadania, em Brasília, para lutar por assunto que tem muito a ver com a sua vida. O artista viajou até a capital do país para lutar pela inclusão do autismo no Censo 2020 e conseguiu obter vitória. Desde o nascimento do seu filho mais velho, que hoje tem 14 anos e é autista, Mionse envolve muito na causa e luta pelos direitos de todos.
O autismo tem nome e definição desde 1911 quando foi descrito como a versão clínica mais severa da esquizofrenia pelo psiquiatra suíço, Eugen Bleuler (1897-1939).Apesar de cada criança apresentar características distintas de autismo, o neuropediatra, um dos fundadores do Instituto NeuroSaber e pai da Helô, do Gustavo e do Maurício, Clay Brites, explica que, de forma geral, o transtorno neurológico se manifesta da mesma forma em meninos e meninas.
“VITÓRIA!!! VITÓRIA PARA O AUTISMO! Eu vim achando que era uma causa perdida, que o governo ia usar minha imagem para amenizar a decisão de não incluir o autismo no Censo, mas como disse em todos os vídeos: ‘Vou lutar até o fim’! Por todas famílias autistas! MEU PARTIDO É O AUTISMO! E pelas famíliaseu vou até o fim”, escreveu o apresentador na legenda de um vídeo publicado em sua conta pessoal no Instagram.
Além de comemorar a vitória, Mionexplicou um pouco mais de como foi o dia até conseguir a conquista.”Foram grandes ‘inputs’ do Ministro da Saúde Mandetta (Luiz Henrique Mandetta), da Priscilla (Priscilla Roberta Gaspar de Oliveira) da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e da Susana (Susana Cordeiro Guerra), presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), além de todos os assessores, com uma atitude surpreendente o presidente Jair Bolsonarosancionou a lei que inclui dados específicos sobre autismo no Censo 2020!”, disse.
“Estou MUITO EMOCIONADO! Batalhei muito nessa reunião, nunca esmoreci, não cedi a controvérsia alguma por vocês, minha comunidade autista! E isso é apenas o começo! Agora o autismo entrou pela porta da frente e vou sempre representar a vontade da comunidade, acima da minha própria. Um agradecimento muito especial à primeira dama Michelle Bolsonaro, madrinha de todas as causas que, sem ela, nada seria possível. Mais uma vez eu repito: MINHA BANDEIRA É AZUL. MEU PARTIDO É O AUTISMO”, finalizou.
Clique aqui para assistir o vídeo completo
A iniciativa fez com que muitos famosos e seguidores do apresentadorelogiassem e comemorassem a conquista. “Ele é paizão em casa e paizão das causas também. Parabéns pelo amor integral depositado em tudo que faz”, disse um deles. “Parabéns por usar sua figura de uma forma tão construtiva, humana e inclusiva. Sua voz engrandece e fortalece nossa luta”, disse outro.
Leia também:
Marcos Mion faz barba de filho autista pela primeira vez em vídeo e legenda emociona
Marcos Mion viaja com família sem o filho autista e desabafa: “É uma dureza”
Marcos Mion faz homenagem a filho autista: “Que sorte a minha”
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Gravidez
Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia
Família
Nova frente fria em meio a período intenso de calor já tem data para chegar
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"