Família

Mães chimpanzés fazem de tudo pelos filhos meninos e você pode se identificar com o motivo

Getty Images

Publicado em 22/05/2019, às 09h44 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Mãe bonobo carregando seu filhote (Foto: Getty Images)

É difícil de imaginar um cenário em que uma mãe arranje parceiras sexuais para os filhos, mas quando se trata dos primatas, nem todos se sentem desconfortáveis com a interferência materna. Para os bonobos, uma das espécies de chimpanzés, esse tipo de comportamento é absolutamente normal, elas dão a sua vida para ajudar os filhos.

Nesta segunda-feira, 20, no periódico Current Biologyliderada por primatólogos do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionista, na Alemanha, um estudo avaliou como a presença materna desses primatas interfere diretamente na fertilidade do filho macho dentro de um mesmo grupo de bonobos e o resultado comprovou que ter as mães do lado aumenta muito a chance desses animais de se reproduzirem.

Ao contrário dos outros grupos de chimpanzés, a sociedade dos bonobos é organizada em uma estrutura matriarcal, ou seja, as fêmeas que ocupam o papel de destaque. Assim como a mãe chimpanzé, a mãe bonobo defende o filho com unhas e dentes caso haja conflito com outros machos. Mas elas também vão além: impedem que outros macacos interfiram no coito do filho, atrapalham a reprodução de outros bonobos  e praticamente arrastam seus filhos para fêmeas que estejam no período fértil.

Além de estimular e garantir a vida sexual dos filhos, as mães bonobos usam a sua influência dentro da sociedade dos bonobos para garantir que os filhos subam na hierarquia e conquistem as melhores fêmeas, aumentando ainda mais a chance deles garantirem a reprodução das espécies.

O curioso é que, se por um lado as matriarcas são extremamente influentes na vida dos filhos machos, elas são absolutamente negligentes na criação das filhas. As fêmeas dessa espécie não recebem ajuda materna e costumam até se afastar da comunidade. Então o foco dos primatólogos agora é entender o que exatamente elas ganham com esse comportamento tão empenhado em relação aos seus filhos machos. Experts acreditam que é uma forma indireta de assegurar a perpetuação dos genes da espécie, como se aumentassem o seu sucesso reprodutivo sem que elas mesmas tenham a prole.

Leia também:

Novo amigo? Vídeo mostra macaco “sequestrando” bebê para brincar

Estudo prova que conviver com animais de estimação faz bem para a saúde do seu bebê

Solução da infertilidade? Nasce o primeiro macaco a partir de testículo congelado


Palavras-chave
Saúde e Fertilidade Família

Leia também

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"