Engravidar

Suas chances de engravidar em cada fase do ciclo menstrual

Quando se trata de ter um bebê, saber o tempo certo é tudo

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

Para aumentar suas possibilidades de engravidar, você deve aproveitar os períodos de maior fertilidade do seu ciclo. Veja como cada fase influencia seu organismo:

Fase 1: Sua menstruação

Anúncio

FECHAR

Na essência, a menstruação é o desprendimento do endométrio, a membrana interna do útero, que acontece mensalmente. Para a maioria das mulheres, dura de três a sete dias. No terceiro dia, os níveis de progesterona e estrogênio estão no pico, trabalhando para reconstruir o endométrio.

Por volta do quarto dia, o amadurecimento do folículo também tem um pequeno aumento. Isso significa que os ovários começam a se preparar para soltar os óvulos. A menos que você tenha uma ovulação precoce (o tempo médio é de 14 dias antes da menstruação), há poucas chances de os espermatozoides encontrem algum óvulo durante este período.

Suas chances de engravidar: Quase nulas. Não é prejudicial para ter relações sexuais e algumas mulheres consideram uma boa hora para tomar um fôlego das tentativas de ter um bebê.

Fase 2: Pré-ovulação

“Eu recomendo sexo frequente – duas ou três vezes por semana, a cada dois dias, se possível – assim que você parar de menstruar, para cobrir sua janela de pré-ovulação”, diz Kelly Pagidas, especialista em fertilidade. Eis o motivo: Por volta do sétimo dia do seu ciclo, você pode notar um corrimento vaginal um pouco mais “elástico”. Dentro de alguns dias, ele vai ficar mais branco e consistente, uma dica de que sua fertilidade está retornando. Isso não significa que o óvulo já foi liberado, mas é um bom indicador de que a ovulação está a caminho e o muco cervical é um ambiente amigável para o esperma.

 

 

Lembre-se: os espermatozoides podem sobreviver até cinco dias no muco cervical. “Um estudo mostrou que pessoas que transaram apenas uma vez durante essa fase, mesmo quatro ou cinco dias antes da ovulação, ainda engravidavam”, afirma Steven Bayer, endocrinologista reprodutivo na clínica de fertilidade Boston IVF, em Boston.

Suas chances de engravidar: Boas. O óvulo tecnicamente ainda não foi liberado, mas você vai querer intensificar sua rotina sexual, no caso de você ovular antes do planejado.

Fase 3: Ovulação

Bem-vinda ao horário nobre da concepção! Não importa quanto tempo dure sua menstruação, a ovulação geralmente começa cerca de 14 dias antes da próxima. Durante este período, sua temperatura corporal aumenta mais ou menos meio grau.  Mas tenha em mente que isso ocorre enquanto você já está ovulando, e pode ser tarde demais.

Outro bom indicador de fertilidade é a mudança na consistência do seu muco cervical. “Você vai notar que o corrimento vaginal vai aumentar em quantidade e vai ter a consistência de uma clara de ovo, sinalizando que é o momento certo”, afirma o Dr. Bayer.

Suas chances de engravidar: Altas, se você fizer sexo dentro do período de 36 horas. Óvulos não duram mais do que 12 horas. De fato, é melhor que os espermatozoides encontrem os óvulos entre quatro e seis horas depois de liberados. Dados apontam que fazer sexo a cada dois dias é tão eficiente quanto todo dia, então você não precisa enlouquecer se preocupando com isso a todo instante (a menos que realmente queira!)

Fase 4: Pós-ovulação

A última etapa do ciclo menstrual, também conhecida como fase lútea, dura no mínimo 12 dias e no máximo 16. A progesterona começa a aumentar, sinalizando que os ovários não precisam liberar mais óvulos. Seu muco cervical vai secar e evitar que o esperma entre no útero.

Demora cerca de seis dias para um óvulo fertilizado viajar até o útero. Se ele for implantado em seu endométrio, você vai começar a ver o aumento do HCG, medido por testes de farmácia, dentro de uma semana.

Suas chances de engravidar: Baixas. Uma vez que o óvulo se foi, não há muito o que fazer até o próximo mês. Mas com certeza não há problema em ter relações sexuais se você estiver no clima.