Família

Mãe semianalfabeta se emociona em vídeo após saber que filha passou em mestrado: “Orgulho grande”

Trecho do vídeo em que Ramila conta à sua mãe a notícia do mestrado - Reprodução/G1
Reprodução/G1

Publicado em 15/09/2021, às 09h50 por Bianca Apolinário, filha de Adriana e Rogério


Luíza Cristina Alencar, se emocionou quando ficou sabendo que sua filha Ramila Alencar passou no mestrado em saúde pública no Instituto da Fiocruz, no Rio de Janeiro. “Valha, meu deus… Tu vai me abandonar?” Essa foi a pergunta que a mãe fez logo depois de descobrir a notícia.

As duas passaram por momentos difíceis, e tiveram que lidar com tudo sozinhas, pois o pai de Ramila foi assassinado quando ela tinha apenas 6 anos. Desde então, a mãe sempre incentivou a filha a focar nos estudos, e reforçou que o que as tirariam daquela situação eram os estudos. “…Eu dizia ‘estude, minha filha, você não tem pai, sua mãe sou só eu, ninguém sabe o dia de amanhã” contou a mãe de Ramila em entrevista ao G1.

Trecho do vídeo em que Ramila conta à sua mãe a notícia do mestrado (Foto: Reprodução/G1)

Luíza e Ramila moram na zona rural de Pio IX, uma cidade com menos de 20 mil habitantes, e 400 km de distância da capital Teresina. Durante o ensino médio, Ramila tinha que percorrer 50 km em um “pau de arara” (picape que transportava pessoas na carroceria), ela passava por chuva, lama, além dos riscos que infringiram o Código de Trânsito Brasileiro.

“Saía 11h da manhã e voltava 20h, às vezes com fome, mas tudo pra concluir o ensino médio. Ia naquele carro só com capota, pegando sol, chuva, lama, e colocando até a vida em risco para conseguir estudar” contou Ramila. Logo após a filha ganhar uma bolsa de estudos para fazer faculdade, as duas se mudaram para a zona urbana da cidade, foi então que a mãe começou a trabalhar de doméstica e Ramile de babá.

O pai de Ramila foi assassinado quando ela tinha 6 anos (Foto: Reprodução/G1)

A menina conseguiu passar em seis vestibulares diferentes, sendo alguns deles: “Fisioterapia”, “Administração”, “Engenharia Agronômica” e até mesmo “Direito”. Porém o curso escolhido foi “Biologia” na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Ramila tinha paixão pelas pesquisas, ela queria contribuir para o SUS, e a saúde pública, estudou os vírus da dengue, zika, chikungunya, e outras doenças emergenciais que afetam principalmente a população mais pobre que não tinha acesso ao saneamento básico.

Em meio a pandemia ela foi aprovada em sétimo lugar dentre os 100 candidatos, para realizar seu mestrado na Fiocruz em saúde pública e meio ambiente. Ela gravou o vídeo que repercutiu nas redes sociais, em que conta a notícia para a mãe, que se emociona.

Ramila é apaixonada por pesquisas e espera contribuir para o SUS (Foto: Reprodução/G1)

Por fim, Ramila deixa uma mensagem a todos: “Seja qual for o seu sonho, casar, ter filhos, construir uma família, ter casa própria, comprar um carro, abrir o próprio negócio, ser famosa, blogueira etc. Apenas acredite e não desista dele. Eu conquistei tudo isso academicamente, porque fiz dos estudos minha meta de vida, o meu sonho e minha saída para burlar o sistema. Mas seja qual for o seu sonho, invista nele. Acredite em você, nos seus sonhos, você é capaz, somos capazes”


Leia também

(Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Eliezer e Viih Tube anunciam gravidez do segundo filho

Samsung Galaxy Watch6 - Divulgação

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Rafa Justus e Ticiane Pinheiro recebem elogios prontas para festa de 15 anos - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Sophie Charlotte e Daniel Oliveira anunciam fim de casamento: "Foi uma grande viagem"

Foto:  Reprodução/ UOL

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha