Publicado em 16/10/2023, às 15h29 - Atualizado às 15h36 por Beatriz Rodriguez, filha de Rogeria e Walter
Um jovem brasileiro foi convocado pelo Exército para lutar na guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas. O mineiro Raphael Ramos, de 26 anos, precisou se despedir da família para ir até o conflito. Em entrevista ao g1, a mãe do jovem contou detalhes da rotina do filho.
“Assim que jogaram os primeiros mísseis, os soldados foram convocados. As primeiras semanas foram muito difíceis, mas tenho conseguido falar com ele ao menos uma vez ao dia”, declarou Alice Ramos. Raphael e sua mãe são de Belo Horizonte e moram em Israel. Eles também possuem dupla cidadania para os dois países.
O jovem se alistou no exército israelenses dos 18 aos 21 anos. “O Rapha é um soldado de guerra, então são os primeiros a serem convocados. Ele, com seus 26 anos, tem passado por muita coisa, e está vendo de perto o porquê de toda essa guerra”, contou a mãe. Além disso, ela comentou como está se sentindo em relação a situação do país. “Hoje estou mais tranquila porque ele me ligou ontem [15/10]. Ele está bem. Mas cada dia é um dia”, explicou Alice.
Logo quando aconteceu o início do conflito entre Israel e Palestina, a jovem Adi Bayder ligou rapidamente para a avó para saber como ela estava. Felizmente ela atendeu ao telefone e disse que estava tudo bem. O que a família não esperava é que pouco tempo depois ela seria capturada e assassinada pelo grupo Hamas.
A idosa morava em Nir Oz, kibutz perto da Faixa de Gaza, e na primeira ligação, disse que estava bem e que não havia recebido nenhuma instrução sobre como agir naquele momento. A chamada durou poucos minutos, o suficiente para a família se certificar do estado dela. No entanto, a mulher estava perto do local onde o grupo Hamas iniciou a “Operação tempestade Al-Aqsa”, que já deixou muitos mortos.
Dias depois, a neta resolveu ligar novamente, porém desta vez a idosa não atendeu. Preocupada e já imaginando o que poderia ter acontecido, a confirmação da tragédia só veio após ela ver um vídeo publicado no perfil do Facebook da avó. Um dos militantes do Hamas filmou e publicou o assassinato dela. “O terrorista invadiu a casa dela, matou-a, pegou o seu celular, filmou o horror e publicou no Facebook dela. Foi assim que descobrimos”, escreveu a jovem em uma publicação.
“A minha avó era a melhor mulher que eu conhecia. Era o pilar da nossa família. Salvou todos nós. Tinha um grande coração e nunca fez mal a ninguém. Hoje de manhã, não recebi a mensagem ‘Meu querido amor, já se levantou?’, como acontecia sempre, um minuto depois das sete”, lamentou Adi.
Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”
Notícias 📣
Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Notícias
Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana
Gravidez
Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"
Família
Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA