Família

Jogos com papel

Jogos de papel fazem a alegria das crianças. Separamos algumas ideias para deixar a brincadeira mais legal

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

Você já deve ter visto esta cena antes: em meio aos brinquedos, as crianças usam as caixas para brincar! Ou escolhem objetos insuspeitos para criar novos jogos. Que tal dar algumas ideias para eles?

Stop

Anúncio

FECHAR

Um clássico de muitas gerações! É um jogo de listas em que os participantes escolhem cidades, objetos, cores ou qualquer item ditado pela imaginação. Sorteia-se uma letra e escreve-

se um elemento por item. Quem acabar primeiro, grita Stop. A cada item original o jogador

ganha 10 pontos. Se mais um jogador escolheu o mesmo item, ganha 5. Quem somar

mais pontos vence a rodada.

 Killer

É uma espécie de detetive sem tabuleiro. Você escreve em pedacinhos de papel três categorias. Deve haver papeizinhos de acordo com o número de participantes de cada rodada:

→ Vítima

→ Detetive

→ Culpado

 Deve haver um papel de culpado, um de detetive e o restante de vítimas. Ninguém pode contar qual papelzinho pegou. O culpado deve piscar para as vítimas. Quem receber uma piscadela, avisa em voz alta que está fora! O detetive tem de tentar descobrir quem é o culpado. Se culpado pisca justamente para o detetive, ele vai preso na hora. Ganha o culpado, se ele

não for descoberto, e o detetive, se descobrir o culpado. Depois, volta-se a sortear os papeizinhos para a outra rodada

Batalha naval retrô

Bastam algumas folhas de papel, caneta e lápis e um pouco de imaginação para transformar sua sala na ponte de comando de um navio. A ideia é encontrar a frota de navios do (ini)amigo e afundar todos os barcos dele antes que ele afunde os seus.

 

Use uma folha de papel quadriculado. Numere os quadriculados no sentido vertical com números e horizontal com letras. Siga o nosso modelo para aprender a fazer as embarcações.

Como faz

Pinte com quadradrinhos os formatos de embarcações de sua frota. Em um lado da folha pinte sua frota. A outra você vai usar para pintar a frota que for atingindo do inimigo.

A frota é composta de:

1 encouraçado (cinco quadradinhos

horizontais)

2 cruzadores (quatro quadradinhos

horizontais)

3 destroyers (três quadradinhos

horizontais)

4 porta-aviões (um quadradinho

sobre dois quadradinhos)

 Escolha uma letra da coluna horizontal e um número da vertical, por exemplo, g14. Se houver alguma embarcação ali, a criança terá de dizer que foi acertada e o tipo de embarcação. Aí, é só ir acertando o restante da embarcação até ela afundar