Família

Guarda provisória do filho adotivo de Carol Nakamura não é prevista por lei, diz especialistas

Reprodução Instagram

Publicado em 02/06/2022, às 06h24 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Na última terça-feira, 31 de maio, a atriz Carol Nakamura comentou nas redes sociais que o filho adotivo decidiu voltar para a mãe biológica. De acordo com o portal g1, especialistas em adoção afirmaram que a “guarda provisória” descrita pela atriz em relação ao filho adotivo Wallace, não é prevista pela lei.

Carol havia comentado que não tinha a guarda do menino. Porém, um dia antes da criança decidir voltar para a mãe biológica, a atriz disse sobre a existência de uma guarda provisória do menino, que havia sido encerrada.

Guarda provisória do filho adotivo de Carol Nakamura não é prevista por lei (Foto: Reprodução Instagram)

Segundo a juíza Noeli Reback, do Tribunal de Justiça do Paraná e integra o Fórum Nacional da Infância e da Juventude do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), uma guarda temporária para pessoas que não têm vínculos biológicos com os responsáveis, não existe. A juíza não pode comentar sobre casos específicos, mas informou ao portal sobre a lei.

“Se ela (uma pessoa) tem uma guarda, mas não tem os vínculos biológicos, é uma adoção irregular. É exatamente essa que a legislação vê como um risco para a criança.” O portal g1 tentou entrar em contato com a atriz, mas não recebeu respostas.

Quanto tempo demora o processo de adoção no Brasil?

De acordo com a advogada Michelle Rocha, mãe de Sophia e Melissa, o processo de adoção costuma demorar justamente pelo perfil que os pretendentes aguardam, “pois no processo de habilitação, aquele que quer adotar indica qual perfil deseja ao determinar o sexo, raça, cor, idade, se aceita ou não grupos de irmãos e crianças com problemas de saúde, e muita vezes, as crianças que estão à espera da adoção, não estão no perfil solicitado”.

De acordo com a lei, o tempo de habilitação à adoção é limitado ao prazo de 120 dias, prorrogáveis por igual período ou decisão judicial. “Contudo devido as exigências, o processo pode levar muitos anos”, comenta a advogada.

Em 2020, 34 mil crianças e adolescentes ainda esperam por uma família (Foto: Getty Images)

Passo a passo para adotar no Brasil

A advogada listou abaixo o passo a passo para as famílias que pretendem adotar no Brasil e o que precisa ser feito durante o processo:

Como falar sobre a família biológica?

É comum que quando forem mais velhas as crianças tenham essa curiosidade. “Esse é o momento em que os pais precisam ser mais compreensivos. O fato da criança saber que seus pais adotivos estão abertos para esse diálogo é o mais importante”, explica.


Palavras-chave
Comportamento Criança Adoção Famosos filho adotivo Carol Nakamura

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar