Família

Guarda Costeira dos EUA confirma morte dos cinco tripulantes do submarino: “Evento catastrófico”

Divulgação

Publicado em 22/06/2023, às 13h08 - Atualizado em 23/06/2023, às 08h17 por Victoria Raissa


Compartilhe:


A Guarda Costeira dos Estado Unidos confirmou na tarde de hoje, 22 de junho, a morte dos cinco ocupantes do submarino Titan, da OceanGate. Eles afirmam também que o veículo sofreu um colapso catastrófico.

Guarda Costeira encontra destroços (Foto: Divulgação)

Durante a coletiva de imprensa, Jhon Mauger, contra-almirante da Guarda Costeira, confirmou que os destroços encontrados são do Ocean Gat, submarino que partiu no último domingo, 18 de junho, com destino aos destroços do Titanic.

Ele ainda manifestou seus sentimentos aos familiares que passaram momentos de tensão na ultima semana e estavam esperançosos à espera de noticias. Entres os ocupantes estavam: Shahzada Dawood e Suleman Dawood, Hamish Harding, Paul-Henri Nargeolet e Stockton Rush.

“Em nome da guarda costeira dos EUA dou os pêsames para as famílias. Só consigo imaginar como isso tem sido para eles e espero que essa descoberta traga algum conforto nesse momento tão difícil”, disse o contra-almirante John Mauger, comandante do Primeiro Distrito da Guarda Costeira, em entrevista à imprensa.

5 pessoas estavam a bordo no submarino (Foto:Reprodução/Oceangate)

Implosão catastrófica no submarino

Um dos fundadores da Ocean Gate, Guillermo Söhnlein, afirmou durante uma entrevista que o submarino sofreu uma implosão, o que ocasionou a morte dos ocupantes. “O que eu sei é que, independentemente do submarino, quando você está operando em profundidade, a pressão é tão grande em qualquer submarino que, se houver uma falha, será uma implosão instantânea. Se foi isso que aconteceu, é o que teria acontecido há quatro dias”, disse ele à BBC.

Empresário que está em submarino falou sobre segurança antes de desaparecer (Foto: Reprodução/ Youtube)

Tampa traseira e partes do submarino desaparecido foram encontrados entre os destroços

Na manhã desta quinta-feira, a Guarda Costeira informou que haviam sido encontrados destroços dentro da área de busca, e que estes foram identificados como parte do submarino.

David Mearns, especialista em resgate, também disse em entrevista que os destroços encontrados são do submarino Titan. Ele também é amigo de dois dos cinco ocupantes da expedição e acompanha em tempo real as buscas que iniciaram no último domingo, 18 de junho.

De acordo com informações da CNN, as equipes de busca encontraram “cinco grandes pedaços diferentes de destroços” identificados como parte do submersível Titan. Mauger afirmou que a primeira parte encontrada pertencia ao casco de fora da cabine de pressão. Ainda foi encontrado outro detrito identificado como parte do casco de pressão do submarino.

“Essa foi a primeira indicação de que houve um evento catastrófico”, disse Mauger. As equipes também encontraram um segundo campo de detritos menor dentro do primeiro, onde outra extremidade do casco de pressão estava localizada. Os destroços foram analisados ​​por especialistas e as famílias foram notificadas da morte dos passageiros.

Buscas pelos corpos dos tripulantes vai continuar

A busca e recuperação dos corpos dos passageiros vai continuar. “É um ambiente incrivelmente implacável no fundo do mar. Continuaremos a trabalhar e a vasculhar a área lá embaixo, mas não tenho uma resposta para as perspectivas neste momento”, disse Jhon Mauger.

Segundo Mauger, os veículos operados remotamente permanecerão no local e continuarão a coletar informações sobre o submersível. Ele disse que ainda levará um tempo para determinar uma linha do tempo dos eventos que levaram a falha catastrófica do submersível.

Cinco tripulantes do submarino Titan da OceanGate que faleceram (Foto: Reprodução/CNN)

O prazo estimado pelas autoridades dos Estados Unidos para a duração do oxigênio no Titan se esgotou na manhã desta quinta-feira. O submersível tinha 96 horas de ar respirável. Ainda assim, as buscas para encontrar o Titan e os seus cinco ocupantes continuaram: o empresário e aventureiro britânico Hamish Harding, o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Sulaiman Dawood, além do CEO e fundador da OceanGate, proprietária do submersível, Stockton Rush.


Palavras-chave
Notícias morte submarino Ocean gate acabou oxigênio do submarino Shahzada Dawood Suleman Dawood Guarda Costeira Stockton Rush Hamish Harding Morreu os desaparecidos no saubmarino estado unidos Paul-Henri Nargeolet

Leia também

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Família

Princípe William fala sobre estado de saúde de Kate Middleton e vai contra protocolo da família real

Família

Pai manda mensagem à filha antes de perder a vida ao ser levado por rio no RS: “Cuida da mãe”

Família

Leonardo chama show de Madonna de "Surub4" e acusa a cantora de sat4nismo

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

"Perdemos tudo", mãe tem reencontro emocionante com filha depois de 15 dias no RS

Família

Neymar e Bruna Biancardi postam foto de Mavie em viagem juntos na Arábia Saudita