Publicado em 07/06/2022, às 18h36 por Carolina Ildefonso, mãe de Victor
Na correria do dia a dia, muitas vezes nos descuidamos de alguns de nossos pertences e isso é uma grande “isca” para os golpistas. Foi o que aconteceu com o publicitário Vinícius Cury, filho de Márcia e Camilo. Na madrugada de sexta-feira para sábado, 4 de junho, por volta das 3h, ele pegou um táxi para se deslocar do bairro Itaim Bibi para Pinheiros e ao encerrar a corrida fez o pagamento com cartão de débito – habilitado para realizar transações por aproximação.
“O pagamento não apareceu como concluído, a máquina parecia estar conectando, mesmo assim, o motorista devolveu o cartão dizendo que o pagamento tinha sido efetuado e que era comum apresentar esse problema. Então, eu desci do carro”, detalhou. Vinícius estranhou não ter recebido nenhuma notificação do aplicativo do Nubank, seu banco, confirmando a compra no momento em que saiu do carro.
Alguns minutos depois, o publicitário recebeu duas notificações no aplicativo: uma transação de 5 mil reais e outra de 2 mil reais. Foi quando ele percebeu que havia sido vítima de um golpe. “Quando peguei o cartão para ligar para a operadora, vi que aquele cartão não era o meu. O golpista fez a troca dos cartões sem que eu percebesse”, disse Vinícius.
O coordenador acadêmico do MBA em Cibersegurança da FIAP, Marcelo Lau, pai de Letícia, Isabelle e Artur, alerta que nesses casos é importante comunicar o banco imediatamente e solicitar o bloqueio do cartão. “E assim que possível a vítima deve fazer também um boletim de ocorrência para ficar respaldado legalmente”, reforça Marcelo.
E foi isso que o Vinícius fez. “No mesmo instante em que notei que fui furtado, acionei o suporte do Nubank. Realizei o bloqueio do cartão pelo aplicativo na mesma hora. Mas como garantia, o Nubank também fez o bloqueio durante a ligação que tive com o suporte por telefone”, conta.
Segundo ele, o suporte do banco foi atencioso. “Eles me trataram com respeito e compreensão. O prazo máximo para o retorno era de 5 dias úteis. Entre sábado e o dia de hoje, o Nubank me solicitou alguns documentos, como o boletim de ocorrência que fiz”. Na noite desta terça-feira, 7 de junho, Vinícius recebeu o estorno do valor total em sua conta no Nubank e foi ressarcido. Segundo Marcelo, nesses casos o banco tem condições de realizar investigações para o respaldo da vítima, além de conseguir identificar também outras pessoas que foram lesadas.
Em nota, o Nubank informou que a segurança é uma prioridade na instituição. “A empresa possui uma série de mecanismos de proteção, que incluem modelos de inteligência artificial, análise preditiva de riscos e as mais precisas ferramentas de dados biométricos. Ademais, desde o dia zero, o banco digital oferece ostensivamente conteúdo de educação digital em suas plataformas e via aplicativo, para ajudar os clientes a evitarem tentativas de fraudes e de golpes. O Nubank informa que, para preservar o sigilo bancário, não comenta casos específicos, mas mantém contato direto com os clientes para prestar os esclarecimentos necessários.”
Confira as dicas da Federação Brasileira de Bancos e saiba como se prevenir contra esse tipo de golpe:
Família
Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"
Família
Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"
Família
Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos
Bebês
180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha
Família
Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"
Família
Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"
Família
Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez
Bebês
210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho