Família

Gêmeo é tudo de bom! Veja as curiosidades mais legais sobre eles que vão te surpreender

iStock

Publicado em 19/04/2020, às 12h39 - Atualizado às 12h40 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Separamos as curiosidades mais legais sobre gêmeos! (Foto: iStock)

Tudo vem em dobro. Tudo mesmo, até as dúvidas. Nem a medicina ainda consegue explicar por que e quando eles chegam. Gêmeos fazem lembrar que tudo é igual, mas pode também ser diferente. Eles têm superpoderes, são cúmplices, fazem sucesso no cinema, na literatura e até já fundaram o maior império que o mundo já conheceu. São torres que deixaram uma marca na maior cidade do mundo. É o signo da comunicação, da agilidade, da dualidade. É aquele amor que tanta gente quer, a cara-metade.

“Somos complementares. um completa o pensamento do outro a todo momento, pois nosso processo criativo é tão natural para nós que é até difícil de explicar. Parece que existe um filho, vamos sempre estar conectados, mesmo quando estamos longe um do outro. É um vínculo eterno”, os gêmeos.

SIGNO GÊMEOS 
(de 21 de maio a 20 de junho)

Casa: Terceiro signo do zodíaco
Elemento: Ar
Cor: Amarelo
Constelação: Gemini
Planeta: Mercúrio
Valor: Comunicação
Idade: É o mais jovem dos signos
Ambição: Buscam pelo equilíbrio entre mente e corpo
Pontos Fortes: Têm facilidade em aprender outras línguas
Pontos Fracos: Descarregam suas ansiedades no sistema respiratório
Amor: Gostam de expressar seus sentimentos

a história dessa cidade começa com uma lenda: os irmãos gêmeos Rômulo e Remo (Foto: Marco Di Lauro/Getty Images)

Os irmãos que fundaram Roma

Roma foi e ainda é uma referência quando falamos em cultura, sociedade e política. O Império Romano conquistou todo o mundo ocidental e parte do mundo oriental durante seis séculos. Mas a história dessa cidade começa com uma lenda: os irmãos gêmeos Rômulo e Remo foram jogados no Rio Tibre, na Itália, e resgatados por uma loba, que os amamentou e salvou a vida dos dois. Depois, eles retornaram para sua cidade natal para fundar Roma.

Jéssica e Rahi, com as filhas gêmeas Mell e Anne (Foto: Thalita Castanha)

Em dose dupla

Para estampar a capa da nossa edição de dezembro de 2019, contamos com a família Rossi Ferrari. Jéssica e Rahi são pais das gêmeas Mell e Anne, de três anos, e fazem o maior sucesso nas redes sociais no @jessicaeasgemeas. Para a nossa matéria, eles abriram o coração e nos contaram sobre como são as tradições familiares por lá. “Ficamos todos juntos e fazemos uma oração à meia-noite. Esses momentos são muito importantes para nós”, ela disse.

Existem vários tipos de gestações gemelares e elas se diferenciam pelas etapas (Foto: iStock)

Tipos de gêmeos:

Eles podem até ser iguais na aparência, mas na hora de serem gerados, existem etapas diferentes:

-Fraternos ou Bivitelinos
São frutos de dois óvulos diferentes, fecundados por dois espermatozoides diferentes, mas gerados juntos. Podem ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes.

-Univitelinos ou Idênticos
São gêmeos que compartilham os mesmos genes. São frutos da divisão de um único óvulo fecundado por um único espermatozoide.

-Xifópagos ou Siameses
São gêmeos idênticos que nascem colados um ao outro. Ocorre quando um embrião começa a se dividir para formar gêmeos univitelinos, mas a divisão não se completa.

-Caso especial: Superovulação
Algumas mulheres produzem mais de um óvulo a cada ciclo menstrual. Se, no seu período fértil, a mulher tiver relação sexual desprotegida com dois homens diferentes em um espaço de 48 horas, pode engravidar de ambos. Sendo assim, poderiam ser gerados bebês diferentes de pais diferentes em uma mesma gestação.

Essa tal cara-metade
Mas você já pensou de onde o termo alma-gêmea surgiu? O mito foi criado pelo filósofo grego Platão, em seu livro O Banquete. A obra conta que antigamente os homens eram seres com quatro pernas, quatro braços e duas cabeças. Como se consideravam muito desenvolvidos, decidiram subir aos céus para ocupar o lugar dos deuses. Zeus, a divindade máxima do Olimpo, usou seus raios para castigar a humanidade, dividindo todos ao meio e jogando novamente na Terra. Dessa forma, cada indivíduo entraria numa busca eterna para reencontrar sua metade.

A herança genética necessária para a geração de gêmeos vem principalmente das mães (Foto: iStock)

Poder feminino
Pessoas que têm gêmeos na família possuem maior probabilidade de terem filhos gêmeos naturalmente, já que a gestação gemelar é uma herança genética. Mas as mulheres são muito mais determinantes nesse quesito. Isso acontece porque a herança genética necessária para a geração de gêmeos vem principalmente das mães. Nos homens, isso já não é tão comum.

Operação Cupido (Foto: Divulgação)

Os gêmeos da ficção

Fazem sucesso, seja pela cumplicidade ou pela confusão que causam.

Torres gêmeas
O ataque de 11 de setembro de 2001 vai marcar para sempre a história mundial. As Torres Gêmeas, de 110 andares cada uma, eram os principais edifícios do complexo do World Trade Center, inaugurado em Nova York em 1973 e destruído em 2001. Eram considerados os edifícios mais altos do mundo, símbolos de Nova York. Até hoje, os americanos prestam homenagens aos mortos nesse dia.

Dois em um
Na mitologia grega, as quimeras são figuras místicas híbridas de dois animais ou mais. Em biologia, as quimeras são todos aqueles que possuem mais de dois DNAs. Na prática, é como se dois irmãos gêmeos se fundissem em apenas uma pessoa. Quimeras humanas são raras, no mundo todo estão registradas apenas 40.

A conexão entre gêmeos existe desde a barriga (Foto: Getty Images)

Conexão desde a barriga
Acredite se quiser: os gêmeos interagem, se tocam e brincam juntos desde o útero. A descoberta foi feita na Universidade de Pádua, na Itália. Ao analisar vídeos em 3D de bebês ainda na barriga da mãe, foram encontrados imagens de gêmeos com 14 semanas de gestação estendendo os braços um para o outro, se tocando.

Dose dupla até nas plateleiras! (Foto: Shutterstock)

Literatura
Dose dupla nas prateleiras também:

A história bíblica do Gênesis contada pelo mestre da literatura

A autora se baseou na vida de pais de gêmeos para compor a obra

Personalidade, relacionamentos e outras curiosidades

Chang e Eng, gêmeos siameses tailandeses (Foto: Google Imagens)

Juntos até o fim
A mais famosa ocorrência de siameses foi na Tailândia, onde os gêmeos Chang e Eng nasceram grudados pelos ombros. Eles se casaram, tiveram juntos 22 filhos e permaneceram colados até suas mortes, que ocorreram com apenas três horas de diferença.

Filhotes de uma mesma ninhada são gêmeos?
Sim! Mas não são necessariamente gêmeos univitelinos, formados a partir da divisão de um único óvulo fecundado. Acontece que animais como as gatas e as cadelas liberam mais de um oócito (o equivalente ao óvulo das mulheres) a cada período fértil e eles podem ser fecundados por machos diferentes. Por isso, quando nossos bichinhos dão cria, vem aquele monte de filhotes. Para saber se são filhos do mesmo pai, só um teste de DNA.

Encomenda de gêmeos
O recorde mundial de gêmeos múltiplos fica com os americanos. Em 2009, Nadya Suleman deu a luz óctoplos saudáveis na Califórnia. Dos anos 1980 para cá o número de gêmeos dobrou no mundo. Só nos Estados Unidos, essa taxa subiu mais de 70%. A informação é de uma pesquisa realizada pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Um dos motivos desse aumento de múltiplos é devido aos métodos de reprodução assistida. “A fertilização aumenta o número de gêmeos por causa da incidência de embriões que são injetados nas mulheres. 18% dos casos resultam em gestação gemelar”, afirma o ginecologista Jurandir Passos, pai de Isabela e Natália.

A cidade dos gêmeos
O município de Cândido Godói, no Rio Grande do Sul, tem uma taxa de nascimento de gêmeos dez vezes maior do que o resto do Brasil. Reza a lenda que o geneticista nazista Josef Mengele, conhecido pela sua obsessão por gêmeos, teria feito uma passagem pelo local e testado alguns de seus experimentos por lá durante os anos 1960. Mas uma geneticista da região desmentiu essa história, provando por meio de um estudo com 30 famílias que a população da região carrega um gene mais frequente em mães de famílias com gêmeos.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Palavras-chave
Comportamento Família Notícias Gravidez Revista Pais&Filhos Irmãos Gêmeos

Leia também

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo

Família

Mãe de Alexandre Nardoni morre 1 mês antes de filho ser liberado da prisão

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta