Publicado em 08/10/2018, às 13h31 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h24 por Redação Pais&Filhos
*Por Ana Beatriz Gonçalves, filha de Carla e Virgílio
Na hora de preparar a comida ou a papinha do seu filho, é muito provável que você fique em dúvida se deve ou não utilizar azeite de oliva. O que a maioria dos pais e mães não sabem, é que é extremamente saudável e um poderoso aliado no cardápio dos pequenos. É importante sempre checar com o seu pediatra!
O melhor azeite para as crianças é o extra-virgem, já que apresenta maior quantidade de oxidante e menor grau de acidez, agradando o paladar do seu filho
Mas fique atento, 7 marcas de azeite de oliva extravirgens foram avaliadas peloPROTESTE, Associação de Consumidores, e não passaram no teste de qualidade. Das 69 marcas analisadas, apenas Barcelona, Porto Valência, Casalberto, Olivenza, Borgel, Faisão Real e Do Chefe, apresentaram indícios da adição de outros óleos vegetais, o que pode causar males a saúde dos consumidores.
Segundo os resultados, entre os produtos fraudados, as marcas Do Chefe, Barcelona e Olivenza não são envasadas no local de produção. Mas o que isso significa? Ser envasado no mesmo lugar da produção permite que o azeite seja engarrafado logo após ser produzido, evitando que ele oxide e reduzindo também as chances de ser adicionado de outros tipos de óleos.
Quanto à rotulagem, apesar de algumas informações já estarem contempladas na legislação, a Associação encontrou produtos que não atendem as recomendações como: data de envasilhamento, endereço do estabelecimento envasilhador, país de origem, menção correta da acidez, apresentação da informação nutricional, inclusão de menções obrigatórias sobre glúten e conservação e disponibilização de contato para atendimento ao consumidor.
A Proteste entrou com ações judiciais contra as 7 empresas responsáveis pelos azeites fraudados com objetivo de os lotes serem retirados imediatamente do mercado! Os resultados do teste, também foram encaminhados para o Ministério da Agricultura, Anvisa, Secretaria Nacional do Consumidor, Apas, Oliva, ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), Ibraoliva e Abrasel.
Nem tudo é ruim!
Uma novidade boa apresentada no teste, foi o crescimento da produção nacional de azeite olivas. Os dados divulgados pela Datamark apontaram que a produção deve crescer cerca de 42,8% em 2019, em comparação ao passado. Além do Melhor do Teste, há outros 3 azeites brasileiros (num total de 4 marcas) entre 10 primeiros colocados desse teste, confirmando a qualidade dos produtos nacionais.
Se você ficou com alguma dúvida, confira o resultado completo no site: www.proteste.org.br/azeites
Leia também:
Saiba quais marcas passaram no teste da Proteste com óculos de realidade virtual
Estamos de olho! Veja quais são os inseticidas reprovados pelo PROTESTE
A PROTESTE avaliou: 35% dos alimentos em Food Trucks foram reprovados
Notícias
Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles
Notícias
Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica
Família
Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"
Notícias
Mãe de suposta filha de Neymar posta pedido de desculpas para Bruna Biancardi
Família
Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho
Notícias
Filha de Ana Maria Braga rebate críticas após falar sobre casa 'bancada' pela mãe