Família

Família encontra cartas de amor dos anos 40 em casa que será demolida: “São memórias de uma vida”

Shutterstock

Publicado em 06/08/2020, às 14h14 - Atualizado em 07/08/2020, às 13h04 por Camila Montino


Compartilhe:


Algumas cartas de amor dos anos 40 foram encontradas em um envelope dentro de uma casa que será demolida, o que chamou atenção de uma família, em Sorocaba, interior de São Paulo. Algo que iria ser jogado no lixo despertou interesse no empresário Sérgio Guariglia e das duas filhas para localizar quem era o casal que trocava os escritos nessa época e também entre parentes.

As cartas de amor foram encontradas por acaso (Foto: Shutterstock)

A casa onde o envelope foi encontrado é da família de Sérgio, de 61 anos, e fica na área central. Ele contou que a última vez que havia ido até o endereço tinha sido antes da morte da mãe dele, em novembro de 2019. Durante a pandemia, a família decidiu retirar os objetos que estavam guardados, porque a casa será demolida e no local será construído um prédio. “A gente foi acumulando o que seria jogado. Em uma caixa cheia de papéis, vi que tinha uma foto e na hora peguei. Dentro do envelope havia vários papéis antigos e pensei de levar para a minha filha, porque ela gosta de coisas investigativas”, disse o G1.

Quando chegou em casa e abriu o envelope, Sérgio conta que passaram uma tarde inteira lendo todas as cartas e observando as fotos. “Ficamos muito curiosos e fomos entrando no universo deles. É uma coisa instigante, você quer saber todos os fatos, como começou tudo, como morreram. Nós temos apenas o meio e o fim da história”, contou Sérgio.

Memórias

A casa onde estavam as cartas não tinha ligação com a família Guariglia, já que foram os pais de Sérgio que compraram e nunca foi alugada. Com isso, começou uma busca por saber como foram parar no local. Nos textos, é possível saber que as cartas foram escritas por Adroaldo Itagyba, que se apresenta como morador de São Paulo e enviava para Dirce de Paula, em Avaré, interior de São Paulo.

De acordo com Sérgio, a interpretação feita por meio da leitura do material é que Adroaldo era apaixonado por Dirce e sempre mandava cartas. Ele declarava amor, saudade, ciúme e contava sobre a rotina. “São memórias de uma vida. Eles terminaram em 10 de dezembro de 1945 e depois se casaram em 27 de março de 1948. Saiu no jornal da época”, disse Sérgio.

A família informou que encontrou 22 envelopes, 40 cartas e muitas fotos da Dirce, de parentes próximos e amigos que enviavam fotos 3×4, além de contas bancárias, um par de brincos, exames médicos e contas de energia elétrica. Uma das cartas registra o término do relacionamento.

Após encontro, Sérgio afirma que procurou na internet o inventário do Adroaldo Itagyba e, pelo sobrenome, procurou parentes nas redes sociais. Após cinco dias, ele conseguiu contato de um sobrinho Dirce. Ele comunicou sobre as cartas e já combinou de entregar todo o material. “Seria como assistir uma novela e não ver o fim. A gente estava tão à vontade, que ficamos a tarde inteira lendo. Queríamos encontrar a pessoa para dar para ela”, ressaltou.

O 9º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Tal da Felicidade está aí! Ele vai acontecer no dia 19 de agosto, completamente online e grátis. Serão oito horas de transmissão ao vivo e você pode acompanhar tudo neste link aqui. Esperamos por você!


Palavras-chave
Família filha filho cartas antigas cartas de amor

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Gravidez

Eliezer e Viih Tube anunciam gravidez do segundo filho

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Segundo filho de Viih Tube deve nascer no fim do ano: saiba o signo e principais características

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha