Família

Estudos apontam que descobrir o sexo do bebê antes do nascimento pode ser vantajoso para criança

Estudos apontam que descobrir o sexo do bebê durante a gravidez tem suas vantagens

Publicado em 28/04/2022, às 18h05 - Atualizado às 18h06 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Durante a gestação, uma das perguntas que mais fazem para a futura mãe e futuro pai é “Já sabem o sexo do bebê?”. Alguns pais tem o desejo de descobrir o quanto antes esse enigma, já, outros preferem descobrir após o nascimento, e haja coração para esperar os nove meses.

No entanto, essa ‘tradição’ de esperar até o dia do nascimento está com os dias contados. Estudos sobre a situação, revelaram que descobrir o sexo do bebê no início da gestação pode aumentar a chance de vida. Não acredita? Veja só o estudo.

Muitas doenças como problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2 são comuns em homens, e outras são mais fáceis de mulheres terem. Esses fatores de risco associados ao sexo podem se iniciar na barriga da mãe, segundo os pesquisadores.

Estudo feito com animais e publicado na revista Journal of Biology of Reproduction analisou que quando o feto era masculino, existiam maiores complicações e risco de vida (como restrição de crescimento fetal).

Estudos apontam que descobrir o sexo do bebê durante a gravidez tem suas vantagens
(Foto: Getty Images)

“Não sabemos 100% por que isso acontece, mas pode estar relacionado ao fato de os bebês do sexo masculino crescerem mais rápido dentro do útero. Portanto, pode ser que suas demandas de nutrientes e oxigênio fornecidos pela mãe através da placenta possam facilmente se tornar limitadas, de modo que o bebê do sexo masculino pode não estar recebendo tudo o que realmente deseja e precisa para crescer até sua capacidade total. Pode ser que sua resiliência contra estresses ou más condições na gravidez seja menor do que, digamos, para as fêmeas, que têm menos exigências” falou uma das autoras do artigo publicado, Amanda Sterruzzi-Perri.

Sempre há o questionamento “Menino ou menina?” (Foto: Getty Image)

Outro estudo que foi feito pelos mesmos pesquisadores só que, em ratos, o mesmo risco no feto masculino foi visto. Outros pontos analisados foram a obesidade materna como razão para estrutura da placenta se modificar e afetar o crescendo do bebê.

O trabalho veio para mostrar evidências que as mães podem considerar na gravidez para não ter risco de complicações. “Pode ser que uma mulher que tenha um bebê do sexo masculino precise adotar condições de estilo de vida diferentes das de uma mulher que está carregando um bebê do sexo feminino mulher” disse Amanda. Esse trabalho poderá ser base para criar terapias específicas voltadas para pontos como insuficiência placentária e anormalidades de crescimento fetal, conforme o sexo do bebê.


Palavras-chave
Bebê Família Gravidez nascimento Sexo do bebê

Leia também

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho