Família

É FAKE! Fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre NÃO elimina o coronavírus

reprodução/WhatsApp

Publicado em 17/03/2020, às 11h11 - Atualizado em 16/01/2023, às 08h55 por Yulia Serra


Compartilhe:


A mensagem não é verdade (Foto: reprodução/WhatsApp)

É fake! A imagem que viralizou nas redes e diz que fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre elimina o coronavírus não é verdade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) refutou a mensagem, afirmando ser uma informação falsa. De acordo com o mesmo texto, o coronavírus permanece na garganta por quatro dias até alcançar os pulmões. 

Segundo especialistas, não tem como afirmar quanto tempo o vírus fica em cada lugar. É fato dizer que o gargarejo ajuda no alívio da tosse, mas dizer que a receita acima elimina a doença não prossegue. 

O Ministério da Saúde também enfatiza que “até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus”. As recomendações que realmente fazem a diferença já foram passadas desde o início e continuam sendo as mais eficazes:

Sobre o coronavírus

Os coronavírus são uma família de vírus conhecida há mais de 50 anos. Tem este nome porque parece uma coroa, se visto no microscópio. Algumas cepas infectam seres humanos, outras infectam somente animais. O novo vírus (2019-nCoV) provavelmente é uma mutação que não atingia humanos e, nos últimos meses, passou de um animal para uma pessoa em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de Wuhan, na China.

O vírus pode ser transmitido de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de secreções respiratórias do paciente infectado ou por contato com secreções contaminadas seguido de inoculação em mucosas (olhos, nariz ou boca). Na maior parte dos casos, a transmissão é limitada e se dá por contato próximo, ou seja, durante o cuidado com o paciente, incluindo profissionais de saúde ou membro da família. Em relação às crianças, há poucos casos de infecção pelo novo vírus.

O diagnóstico é feito através de um exame específico, que coleta de secreção do nariz e da boca do paciente, e pode identificar o material genético do vírus em secreções respiratórias. Até o momento não existe tratamento específico para este vírus. Os pacientes são tratados com medicações para alívio dos sintomas, e suporte de terapia intensiva quando apresentam dificuldade em respirar. Recomenda-se ingestão de líquidos, analgésicos e antitérmicos. Casos mais graves precisam ser internados para receber soro e oxigênio. Pode ser necessária internação em UTI.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

Palavras-chave
pfnoinsta Fake News coronavírus garganta

Leia também

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"