Família

Do filme para a vida real

Imagem Do filme para a vida real

Publicado em 17/04/2015, às 19h08 por Redação Pais&Filhos


 Outro dia fui dar uma olhada no meu extrato (confesso, confiro todas as semanas até os centavos). Ao abrir a página do banco dei de cara com uma chamada para aqueles filmes que o Itaú faz, e nesse tinha uma menininha e o título era “Dinheiro nasce em árvore?”Lembrei na hora de uma conversa que tive no final do ano com o Sergio Gordilho, um megapublicitário cheio de prêmios, sócio da agência África. Além de talentoso, ele é ótimo de papo. Mas imagina como a conversa ficou ainda mais interessante quando ele contou sobre a campanha que vinham fazendo para o banco com o objetivo de ajudar os pais a falar sobre o valor do dinheiro com os filhos. Amei o assunto, por mim estaria lá conversando com ele até agora.

Por isso, no momento que vi aquela chamada no meu computador, cliquei na hora. A campanha até agora tem três filmes – tomara que eles façam muitos mais –, entre um minuto e meio e dois cada um. Rápidos, fáceis, diretos ao assunto, eles são uma delícia. Acabei vendo os três filmes, um atrás do outro, e fiquei com aquele gostinho de quero mais. Além de serem estrelados por crianças megafofas (quero ver você resistir aos cachos e ao sorriso da Alícia), achei que a maneira de abordar o assunto era muito gostosa. E que, melhor ainda, poderia ser replicada em casa. Isso mesmo, acho que os filmes poderiam servir de inspiração para o papo sobre dinheiro com seus filhos. 

O uso direto seria mostrar os filmes para as crianças, mas acho que o mais bacana mesmo seria repetir aquela experiência na vida real dos seus filhos. Aí sim a lição surtiria efeito, porque seria verdadeira e pessoal. Além de se tornar uma brincadeira pra lá de divertida.

Não estou dizendo para você ir até uma fazenda fazer suco com seus filhos, como acontece na campanha (se quiser, até pode). Mas acho que dá para pensar em algo diferente, relacionado ao seu trabalho mesmo. Até porque assim eles já começam a entender como você ganha seu próprio dinheiro. Meu irmão Claudio, por exemplo, tem um negócio de lavar carro a seco (quer dizer, ele usa um copo de água no processo). Ele já levou tanto a Anna quanto o Nick e o Kiko, filhos dele, para ajudar a lavar carro.A Amália, minha amiga que tem uma loja de biquínis, poderia ir com o filho dela na facção que corta biquínis e depois na loja que vende. É essa a ideia.

Não estou aqui falando para fazer seu filho trabalhar, de jeito nenhum, nem sou louca, mas sim de mostrar na prática de onde vem o dinheiro. E aproveitar a experiência para introduzir o assunto na sua casa. Como desenvolvê-lo fica por conta da sua criatividade ou das minhas colunas aqui na Pais&Filhos. Combinado? &

Para saber mais

 De onde vem? (Uso consciente do dinheiro – Parte 1)

Dinheiro Nasce em Árvore?  (Uso consciente do dinheiro – Parte 2)

A recompensa vem do esforço (Uso consciente do dinheiro – Parte 3)


Palavras-chave

Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Mãe busca filha gêmea perdida há 5 dias após barco virar no RS: "Só paro com você no meu colo"

Pai salva filha recém-nascida - Créditos: Reprodução/ Rede Globo

Família

"Coloquei ela na mochila", pai faz resgate heroico de filha recém-nascida no RS

Cavalo esperando resgate - Créditos: Reprodução/ Globo

Família

Cavalo em Canoas: animal deve ser resgatado hoje em força-tarefa que envolve helicóptero

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Sandy surpreende fãs com decisão : "Eu não tenho emocional"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Davi ajuda vítimas no RS - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

"Tá sinistro", Davi se assusta com a situação do RS ao chegar para ajuda voluntária

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha