Família

Do filme para a vida real

Três filmes que podem ajudar você a falar sobre dinheiro com seu filho

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 Outro dia fui dar uma olhada no meu extrato (confesso, confiro todas as semanas até os centavos). Ao abrir a página do banco dei de cara com uma chamada para aqueles filmes que o Itaú faz, e nesse tinha uma menininha e o título era “Dinheiro nasce em árvore?”Lembrei na hora de uma conversa que tive no final do ano com o Sergio Gordilho, um megapublicitário cheio de prêmios, sócio da agência África. Além de talentoso, ele é ótimo de papo. Mas imagina como a conversa ficou ainda mais interessante quando ele contou sobre a campanha que vinham fazendo para o banco com o objetivo de ajudar os pais a falar sobre o valor do dinheiro com os filhos. Amei o assunto, por mim estaria lá conversando com ele até agora.

Por isso, no momento que vi aquela chamada no meu computador, cliquei na hora. A campanha até agora tem três filmes – tomara que eles façam muitos mais –, entre um minuto e meio e dois cada um. Rápidos, fáceis, diretos ao assunto, eles são uma delícia. Acabei vendo os três filmes, um atrás do outro, e fiquei com aquele gostinho de quero mais. Além de serem estrelados por crianças megafofas (quero ver você resistir aos cachos e ao sorriso da Alícia), achei que a maneira de abordar o assunto era muito gostosa. E que, melhor ainda, poderia ser replicada em casa. Isso mesmo, acho que os filmes poderiam servir de inspiração para o papo sobre dinheiro com seus filhos. 

O uso direto seria mostrar os filmes para as crianças, mas acho que o mais bacana mesmo seria repetir aquela experiência na vida real dos seus filhos. Aí sim a lição surtiria efeito, porque seria verdadeira e pessoal. Além de se tornar uma brincadeira pra lá de divertida.

Anúncio

FECHAR

Não estou dizendo para você ir até uma fazenda fazer suco com seus filhos, como acontece na campanha (se quiser, até pode). Mas acho que dá para pensar em algo diferente, relacionado ao seu trabalho mesmo. Até porque assim eles já começam a entender como você ganha seu próprio dinheiro. Meu irmão Claudio, por exemplo, tem um negócio de lavar carro a seco (quer dizer, ele usa um copo de água no processo). Ele já levou tanto a Anna quanto o Nick e o Kiko, filhos dele, para ajudar a lavar carro.A Amália, minha amiga que tem uma loja de biquínis, poderia ir com o filho dela na facção que corta biquínis e depois na loja que vende. É essa a ideia.

Não estou aqui falando para fazer seu filho trabalhar, de jeito nenhum, nem sou louca, mas sim de mostrar na prática de onde vem o dinheiro. E aproveitar a experiência para introduzir o assunto na sua casa. Como desenvolvê-lo fica por conta da sua criatividade ou das minhas colunas aqui na Pais&Filhos. Combinado? &

Para saber mais

 De onde vem? (Uso consciente do dinheiro – Parte 1)

Dinheiro Nasce em Árvore?  (Uso consciente do dinheiro – Parte 2)

A recompensa vem do esforço (Uso consciente do dinheiro – Parte 3)

Pais&Filhos TV