Família

Desabafo: “Às vezes eu me culpo por não ser a melhor mãe”

(Foto: iStock_

Publicado em 07/07/2018, às 09h52 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Nem tudo são flores quando se trata de família. Às vezes, não é possível receber a ajuda que se precisa ou espera. Caitlyn Doenges escreveu para o site americano Pop Sugar contando sobre sua experiência como mãe quando seu marido não tem horas de trabalho delimitadas. 

“Às vezes eu me culpo por não ser a melhor mãe. Eu me pergunto como as minhas outras amigas, que também são mães, fazem isso – fazem receitas dignas de Instagram enquanto são responsáveis pelas crianças, suas alimentações, hora do banho e de ir para a cama e viver para contar história. E então eu me lembro que a maioria dessas mães têm um marido que estão em casa ajudando com todos esses itens. O meu marido, contudo, trabalha mais do que o horário tradicional (das 9 da manhã às 5 da tarde).

Quando eu estou ficando irritada com o meu filho ou reclamando em silêncio sobre a agitação do bebê, eu sinto um pouco de pena de mim mesma. Mas então eu me lembro que eu não sou a única que o parceiro trabalha com um horário maluco e que existem outras mães que têm que lidar com mais coisas do que isso. Apesar disso, eu estou falando sobre ser metade de um casal, de uma dupla de pais e ainda me encontrar sozinha… muitas vezes.

O culpado por isso é o trabalho por turnos, e muitas famílias sabem como é difícil fazer uma escala que os horários sejam administráveis. Enfermeiras, médicos, agentes de segurança, socorristas e muitos outros profissionais têm em comum esses horários estranhos. Os turnos podem ser de um dia para o outro, com 17 horas de duração, das 8h às 20h. Se alguém nesse tipo de trabalho é casado e tem filhos, seu parceiro geralmente é uma equipe de uma pessoa só durante essas horas.

Quando meu marido e eu estávamos namorando e morando juntos, a agenda era difícil de se acostumar. Eu trabalhava regularmente e estava em casa para jantar todas as noites. Ele trabalhou das 8:00 às 16:00 em uma semana e depois das 16 horas à meia-noite na próxima semana, e isso sem contar as horas extras (que é como muitos trabalhadores em turnos ganham a maior parte de seu dinheiro). Não parece muito louco? Bem, nós não podíamos nos ver a cada duas semanas porque eu poderia estar dormindo quando ele chegasse em casa e ele não estivesse acordado quando eu saísse pela manhã. E enquanto o meu fim de semana era sábado e domingo, o dele podia ser terça e quarta uma semana e domingo e segunda a próxima.

A cada duas semanas, eu jantava sozinho todas as noites (mas, pensando pelo lado positivo, eu tinha controle total do controle remoto da televisão). Havia noites em que nossos amigos saíam e eu ou ia sozinho ou não ia, porque ele estava no trabalho. Todo mundo se acostumou a me ver sozinha em cerimônias e feriados sozinha, e eu comecei a viver a vida de uma pessoa solteira.

Enquanto eu geralmente não me importava com isso, eu também me perguntava o que isso significaria para os nosso filhos. Ele perderia os jogos de futebol e apresentações de ballet? Ele conseguiria ajudar com as lições de casa e participar das feiras de ciência? Eu me sentiria sozinha durante a maternidade? A resposta para tudo isso é sim e não. Ele muitas vezes não consegue ver nossa filha, as vezes por mais de dois dias, porque ele chega em casa quando ela está na escola e dorme ou volta para o trabalho quando ela chega em casa. Porém, em seus dias de folga, ele a leva para passeios de pai e filha, passa bastante tempo com o bebê e sentamos juntos à mesa para jantar. Ele dá o seu melhor para esta por perto, trocando turnos em dias de aniversário e feriados. Ele faz o melhor que pode, e eu também.”

Leia também

Você precisa ler o relato desse pai: “Ninguém é pai sozinho, nem ninguém é mãe sozinha”

Atenção: estudo prova que crianças com pais controladores têm dificuldade de se relacionar

Inacreditável! Depois de mais de 30 anos, pai termina e presenteia filha com a melhor casa de bonecas!


Palavras-chave
Comportamento Família trabalho pai relato de mãe

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Caso Madeleine McCann: mulher que alega ser menina desaparecida aparece em homenagem

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Saiba quem é amante de Belo, modelo que já foi presa

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador