Publicado em 05/09/2023, às 08h41 - Atualizado em 11/09/2023, às 08h06 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior
Na última segunda-feira, 4 de setembro, o estudante Jordan Mati Gibram, de apenas 10 anos, viveu uma experiência que dificilmente esquecerá. Enquanto pescava nas águas do Rio Pardo, em Jaborandi, São Paulo, ele se deparou com um gigante das águas, um jaú com impressionantes 1,43 metro de comprimento e um peso extraordinário de 60 quilos. A façanha inesperada do jovem pescador se transformou em uma lição de preservação ambiental que ecoará por gerações. As informações são do G1.
O momento surpreendente ocorreu enquanto Jordan estava acompanhado de seu pai, o delegado Jordan Viana Gibram, e um grupo de amigos. Inicialmente, ao sentir a resistência incomum na linha da vara após o arremesso, ele imaginou que o anzol estivesse preso nas pedras do leito do rio.
“Eu senti que parecia um enrosco em pedras no fundo. Chamei meu pai e falei que a linha estava enroscada. Estava muito pesado e eu não conseguia puxar para lugar nenhum. Só na hora que pegaram na linha da vara que eu acreditei que era peixe. Eu fiquei assustado pelo tamanho, deu medo. Eu já peguei uns peixes, mas esse foi o maior da minha vida”, relatou Jordan em entrevista ao G1.
No entanto, a surpresa não ficou apenas na captura excepcional do jaú gigante, mas na atitude inspiradora do jovem pescador. Em vez de pensar em saborear sua incrível captura, Jordan decidiu libertar o peixe. Em suas próprias palavras: “Eu não pensei em comer, eu pensei em deixar ele na liberdade, para ele viver mais e ficar livre.”
Seu pai, o delegado Jordan Viana Gibram, destacou a importância dessa lição para a vida do filho: “Eu espero que a gente consiga passar esse sentimento de que quando se consegue preservar, os filhos e os netos vão conseguir ter essa mesma experiência espetacular de pegar um peixe desse tamanho, num lugar preservado dessa maneira. Espero que eles aprendam pelo menos com o exemplo. O Jordan aprendeu na prática e da melhor maneira. Pescar e soltar depois para que se reproduza e possa entrar na linha de outro pescador e dar a ele a mesma alegria a ele.”
Segundo o biólogo Pedro Favareto, o jaú gigante encontrado no Rio Pardo é uma exceção. “É uma longevidade acima do normal, fora do padrão que a gente encontra para essa região. De fato, é um sobrevivente, sem sombra de dúvidas, que encontrou meios de conseguir alcançar esse tamanho fora de padrão. O padrão seria um animal com 30 ou 40 quilos, na melhor das hipóteses, menos comprido.” O peixão, agora monitorado, voltou ao Rio Pardo na tarde desta segunda-feira, proporcionando uma história incrível de resiliência e preservação da vida selvagem.
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”
Notícias 📣
Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Notícias
Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana
Gravidez
Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"
Família
Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA