Família

Coronavírus pode ser transmitido pela lágrima?

Getty Images

Publicado em 02/04/2020, às 07h35 - Atualizado em 16/01/2023, às 09h17 por Yulia Serra


Compartilhe:


Um estudo provou que as chances são mínimas (Foto: Getty Images)

Um estudo publicado no dia 21 de março no Ophthalmology avaliou a possibilidade do coronavírus ser transmitido através das lágrimas. Para isso, os cientistas analisaram a secreção de olhos de pacientes, a partir dos primeiros sintomas. De acordo com a pesquisa, a chance de isso acontecer é muito baixa, uma vez que todos os infectados analisados não apresentaram o vírus nas amostras de lágrimas, mesmo nos já contaminados por duas semanas.

“Além do mais, pacientes com sintomas de alta infecção das vias respiratórias não apresentaram qualquer índice do vírus nas lágrimas, sugerindo que a hipótese da transmissão pelas lágrimas pode não ser verdade”, escreveram no estudo. Mesmo assim, os especialistas alertaram que é preciso, sim, ter cuidado com os olhos, uma vez que podem ser um canal de contaminação, caso, por exemplo, encoste em algo infectado e leve as mãos ao rosto.  

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 1% dos pacientes com coronavírus apresentaram inchaço nos olhos. Como, no estudo, apenas um paciente desenvolveu sintomas oculares e, mesmo assim, ele não apresentou evidências do vírus nas lágrimas, os especialistas concluíram que a transmissão dessa forma é muito improvável. A maior concentração do Covid-19, contudo, foi vista na mucosa nasal e garganta desses indivíduos. 

João Prats, infectologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comentou o resultado: “O estudo de Singapura é bem interessante, porque mostra que o vírus não afeta muito as glândulas lacrimais e essa não é uma forma de contágio importante, muito embora do ponto de vista prático, se ele está assintomático, a pele do rosto pode estar contaminada pelo contato com tosse na mão ou espirros”. O especialista completa que, na prática, não muda muito a forma de prevenção, uma vez que o cuidado com rosto, pele, boca continuam.

Etiqueta Respiratória

Como a maior parte das transmissões ainda acontece através da tosse ou espirro, te lembramos da Etiqueta Respiratória, ou seja, a forma correta e segura de fazer isso evitando contaminar alguém, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tida como modelo para a população se cuidar. Vale lembrar que mesmo pessoas assintomáticas podem apresentar a doença e transmiti-la, por isso todo o cuidado é bom nesse momento.  

A prevenção é o melhor caminho nesse momento (Foto: Getty Images)

Como o coronavírus é transmitido através do ar por meio de secreções respiratórias do paciente infectado ou por contato com secreções contaminadas seguido de inoculação em mucosas (olhos, nariz ou boca), é fundamental se atentar a cuidados simples do dia a dia que podem impedir a contaminação. Esse é o objetivo da Etiqueta Respiratória, reduzir as transmissões através de diretrizes simples, mas fundamentais para o dia a dia:

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Palavras-chave
pfnoinsta coronavírus etiqueta respiratória lágrima

Leia também

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Família

10 ideias para fazer no Dia das Mães que vão além dos presentes

Dia das Mães

Dia das Mães: 38 frases e mensagens para escrever cartões e legendas para as redes sociais

Família

Dia das Mães: músicas para cada sentimento na hora de homenagear a sua!

Família

O que é ser mãe? Respondemos às principais pesquisas do Google

Família

Filhas de Marcos Mion e Ticiane Pinheiro surgem juntas em jantar de luxo e chamam atenção