Família

Coronavírus: governo de São Paulo anuncia suspensão das aulas e eventos com mais de 500 pessoas

Getty Images

Publicado em 13/03/2020, às 18h38 - Atualizado em 20/03/2020, às 14h25 por Helena Leite


Compartilhe:


Aulas serão canceladas devido ao coronavírus (Foto: Getty Images)

O Governador João Doria confirmou, nesta sexta-feira (13), que São Paulo vai intensificar as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Em acordo com o Ministério da Saúde, ficou definido que haverá interrupção gradual das aulas na rede estadual de ensino a partir de segunda (16), adiamento de eventos públicos ou privados que reúnam 500 ou mais pessoas e a suspensão por 60 dias das férias de funcionários da rede estadual da Saúde.

“As decisões não são fruto de intuição ou decisões políticas. São decisões amparadas em fatos e informações de ordem técnica e se dão em virtude de circunstâncias, números e evidências”, afirmou Doria. “Desde o início desta crise do coronavírus, nós temos dito que a avaliação seria feita diariamente e, até quando necessário, a cada hora, dada as circunstâncias”, explicou.

A interrupção das aulas e restrição de eventos com público visa reduzir a circulação de pessoas, uma vez que os serviços de saúde confirmaram a transmissão local do covid-19 em São Paulo. A contaminação já ocorre entre pessoas que residem no estado e não viajaram para países onde a contaminação ocorria anteriormente.

Nas escolas da rede pública e estadual, as aulas serão interrompidas gradualmente a partir do dia 16, até o dia 23. A partir do dia 23, haverá paralisação total nas escolas. O Governo recomenda que as instituições particulares também sigam essas instruções.

“As aulas não serão suspensas de forma repentina. As famílias precisam se organizar. Faremos esta comunicação durante toda a semana que vem. A suspensão das aulas é uma forma responsável de prevenção ao coronavírus”, declarou Rossieli. A ideia é que, do dia 16 ao 23, as escolas permanecerão abertas para instruir os alunos e os pais.

A principal orientação do Governo em relação à suspensão das aulas é que os pais não deixem as crianças com os avós, uma vez que os idosos são um grupo mais vulnerável em relação coronavírus.

Ainda sobre a interrupção das aulas, a Secretaria da Educação afirmou que irá buscar opções para que todos os alunos participem de aulas ou atividades educacionais pela internet. A data do retorno das aulas ainda não foi divulgada e só será definida conforme o avanço do coronavírus for contido no estado de São Paulo.

Coronavírus: como prevenir sua família

Os coronavírus são uma família de vírus conhecida há mais de 50 anos. Tem este nome porque parece uma coroa, se visto no microscópio. Algumas cepas infectam seres humanos, outras infectam somente animais. O novo vírus (2019-nCoV) provavelmente é uma mutação que não atingia humanos e, nos últimos meses, passou de um animal para uma pessoa em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de Wuhan, na China. Para se prevenir, a recomendação do Ministério da Saúde é a mesma feita para a prevenção de infecções respiratórias agudas. São elas:

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Palavras-chave
Saúde Notícias Educação Criança coronavírus

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer