Família

Coronavírus: cães e gatos podem ser infectados ou transmitir a doença?

Getty Images

Publicado em 09/03/2020, às 15h24 - Atualizado em 15/03/2020, às 16h48 por Helena Leite


Compartilhe:


Cachorro pode pegar coronavírus? (Foto: Getty Images)

25 casos de coronavírus já foram confirmados no Brasil. A doença vem se espalhando pelo mundo, entre as pessoas e os animais. Animais? Pois é, recentemente um cão em Hong Kong foi colocado em quarentena após apresentar teste positivo para o  Covid-19. Após essa primeira confirmação, diversos donos de pets ficaram preocupados com a possibilidade de seu cão ou gato contrair a doença. Mas, afinal, os animais domésticos podem ou não se contaminarem com o coronavírus?

Apesar do teste positivo, a Proteção Animal Mundial (organização não-governamental que trabalha em prol do bem-estar animal) afirma que não há evidências científicas de que animais domésticos, como cães e gatos, possam contrair e transmitir a doença.

“Não há provas que o cachorro esteja infectado pelo coronavírus. Como a sua tutora tem a doença, é muito provável que o que foi encontrado na saliva do animal seja resultado de seu contato próximo com ela e não uma infecção completa, com replicação e transmissão do vírus” , informa a gerente de programas veterinários na Proteção Animal Mundial, Rosângela Ribeiro.

Animais e coronavírus (Foto: Getty Images)

Apesar da falta de provas em relação ao Covid-19, é possível que outro subtipo de coronavírus infecte os animais domésticos:  “Sabemos que cães podem ser infectados por um outro subtipo do coronavírus, não o Covid-19, além do que, a transmissão para humanos e outras espécies é incomum”, explica a veterinária.

Para exemplificar o que está acontecendo atualmente com o coronavírus, Rosângela relembra um outro surto de vírus que causou pânico: a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). “Assim como no caso da SARS, em 2003, havia também o medo de que os animais pudessem espalhar a doença. Contudo, no final da epidemia, apenas oito gatos e um cão apresentaram resultado positivo para o vírus, mas, nunca foi encontrado nenhum animal que transmitisse a doença aos seres humanos”, pontua.

A veterinária enfatiza a necessidade de cuidar dos animais em qualquer situação e não entrar em pânico, uma vez que não há nenhuma evidência que vincule os animais de estimação com a infecção e transmissão do vírus. “Disseminar esse tipo de notícia infundada pode gerar um pânico desnecessário em relação aos animais de estimação, colocando em risco as populações de cães e gatos nos países com o surto da doença”, finaliza.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Palavras-chave
Comportamento Saúde pfnoinsta Notícias

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’