Família

Epidemia de ossos quebrados

Criança também pode sofrer de osteoporose. Conheça fontes de cálcio

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

A osteoporose, geralmente, é associada a mulheres com mais idade, mas até as crianças podem sofrer com o enfraquecimento dos ossos. Fraturas podem aconteceu durante a infância, mas se elas são frequentes, e acontecem numa mesma região do corpo, preocupe-se.

Um estudo comparou a densidade óssea dos moradores de Rochester, nos Estados Unidos, em 1969 e 1999 e descobriu que as crianças entre 8 e 14 anos estão quebrando mais os braços: o número de casos aumentou 42%.

Segundo Sundeep Khosla, professora de medicina da Mayo Clinic College of Medicine, “as crianças estão mais deficientes de cálcio do que nunca”. Para ela, as crianças bebem muito mais refrigerantes e sucos, deixando os produtos lácteos de lado.

Anúncio

FECHAR

Só que o cálcio é essencial para que os ossos fiquem resistentes, ainda mais durante a infância, além de ajudar a coagulação do sangue, contração e relaxamento dos músculos, transmissão de impulsos nervosos e ativação de enzimas.

A Academia Americana de Pediatra recomenda que as crianças de 1 a 3 anos ingiram 500mg de leite ao dia; de 4 a 8 anos, 800mg/dia, e 1.300mg/ dia para aquelas com mais de 9 anos. Estima-se que aproximadamente 2% do peso do corpo humano seja constituído por cálcio.

Ainda que pareça simples introduzir o leite e seus derivados na alimentação das crianças, um estudo do Journal of the American Dietetic Association mostrou que o problema está no gosto. As crianças não gostam mais do leite puro e só ingerem o alimento quando ele tem outro gosto, como chocolate ou morango. Só que estas opções têm mais calorias do que o leite puro e pode trazer outros problemas para o organismo das crianças.

Montamos uma lista de alimentos derivados do leite ou que possam ser uma fonte de cálcio tão boa quanto. Confira:

Iogurte
Sardinha
Mariscos
Ostras
Repolho crespo
Folhas de nabo
Folhas de mostarda
Brócolis
Espinafre
Tofu
Semente de girassol
Queijos
Amêndoas
Avelã
Noz
Cantanha-do-pará
Chocolate
Feijão Branco
Soja

Pais&Filhos TV