Família

Como lidar com brigas entre irmãos

Passo a passo para acabar com as brigas em casa

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

brigas entre irmãos

Seus filhos brigam muito, vivem provocando um ao outro, ainda que se gostem e façam pequenas tréguas? Organizamos um passo a passo para intervir na situação e conseguir uma declaração de paz definitiva.

1. Comece tendo uma conversa com eles. Fale de maneira clara e objetiva, descreva o que sente e pensa a respeito da situação.
2. Deixe que eles também se exponham, falem sobre seus motivos e sentimentos.
3. Descreva como você gostaria que eles se comportassem e tratassem uns aos outros.
4. Convide-os a tentarem mudar, dizendo que irá ajudar.
5.  Faça pequenas brincadeiras ou jogos cooperativos, em que cada um possa contribuir com suas habilidades – caça ao tesouro é uma boa opção.
6. Façam um acampamento na sala ou no jardim, isso favorece a intimidade e a colaboração.
7. Peça que eles elenquem atividades que possam fazer juntos. Incentive-os e elogie os mínimos esforços e avanços. Elogie muito e sempre que eles estiverem bem, brincando juntos e se ajudando.
8. Dê a cada um, separadamente, um momento exclusivo com você. Esse será um momento só de vocês, onde ele não precisará dividir a sua atenção com ninguém. Isso é bem simples e faz muita diferença para as crianças.

Anúncio

FECHAR

Consultoria:

Jéssica A. Fogaça (CRP 6/95913), filha da Leila e do Luiz, pssicóloga infantil comportamental e arte educadora, www.estimuloconsultoria.com.br