Publicado em 16/05/2021, às 06h40 por Redação Pais&Filhos
O sedentarismo é uma preocupação para os profissionais da saúde da área da pediatria. Atividades do dia a dia, como lazer e esportes, vêm perdendo espaço a ritmo de galope para atividades ligadas à inércia física, como uso de computadores e videogames, especialmente na faixa etária dos adolescentes. Soma-se a isto a falta de tempo de muitos pais, que trabalham cada vez mais, e a carência de áreas “livres” nas escolas, muitas delas localizadas em áreas urbanas com espaço reduzido.
Mas, como se fala no ditado popular, nada é tão ruim que não possa piorar. Foi o que aconteceu na pandemia. Clubes, parques e academias fechadas parcial ou totalmente, e escolas funcionando em sistema online ou híbrido. Os dados atuais são alarmantes, pois alguns estudos científicos mostram que o sedentarismo infantil aumentou em até 10 vezes ao longo da pandemia.
Com isto, muitos pais se “reinventaram” e desenvolveram formas de driblar o sedentarismo. Atividades físicas dentro de casa, caminhadas no quarteirão e viagens para o litoral e para o interior, sempre com cuidados de proteção contra o coronavírus, entraram na rotina de muitas famílias.
Todo esforço é válido, pois as consequências do sedentarismo são inúmeras, com destaque para as físicas (obesidade e dor musculoesquelética), psicológicas e sociais. Portanto, recomendo fortemente que o sedentarismo seja rechaçado por todos, e que os pais tenham como objetivo de vida criar hábitos saudáveis para os seus filhos, com destaque para atividades de lazer ao ar livre e para a prática regular de esportes.
Claudia, mãe de Guilherme
Seja criativa e parceira do seu filho. Faça danças e coreografias guiadas com vídeos da internet. Além de ativar todo o organismo, este tipo de atividade auxilia na redução da ansiedade e aproxima a família. Alguns acessórios, como minicamas elásticas são bem-vindos. Outras sugestões são pular corda, exercícios de flexão e abdominais em um colchão e caminhadas em volta do quarteirão.
Maria, mãe de Filipa
Recomendo que você seja criativa e envolva ela em todo o preparo para a caminhada: escolha de roupas e tênis coloridos, além da escolha de um percurso interessante. Convide uma amiga para a caminhada, procure conversar sobre assuntos do interesse dela e até mesmo permita o uso de fones de ouvido com músicas que ela goste. Seja persistente, pois depois de algum tempo esta “luta” vira um hábito.
Amanda, mãe de Julio
Cada atividade física tem seu benefício próprio. Atividades como yoga têm inúmeras vantagens: alongamento, fortalecimento da musculatura do tronco, melhora da respiração, concentração, e consequentemente melhora da consciência corporal e coordenação motora. No entanto, o trabalho do sistema cardiovascular é limitado. Recomendo que associe algum esporte duas vezes por semana.
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Família
Assessor, amigo próximo e morador da mansão: conheça o padrinho do filho de Virginia Fonseca
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Zé Felipe faz tatuagem com significado especial em homenagem ao nascimento de José Leonardo
Família
Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão
Família
Ex de Ana Hickmann manda indireta após apresentadora assumir noivado com Edu Guedes
Família
Filhas de Virginia Fonseca conhecem José Leonardo e reação encanta: "Foi tão fofo"
Gravidez
Fátima Bernardes fala sobre ter mais um filho e conta como será a gravidez