Família

Cólicas na mulher: o que pode ser, tipos, quando a dor não é normal e como aliviar os sintomas

Getty Images

Publicado em 08/07/2021, às 09h33 - Atualizado em 21/07/2021, às 13h48 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


As cólicas, cujo principal sintoma são dores pélvicas, normalmente são atreladas à menstruação – mas esse incômodo pode estar relacionado com outros fatores, como questões gastrointestinais, urinárias, ovulação e problemas como miomas, pólipos, síndrome miofascial, endometriose e adenomiose. Quando falamos de cólicas menstruais, existem dois tipos:

A dor da cólica pode ser relativa para cada mulher e varia conforme a percepção dela: pode ser um peso, uma pontada, uma sensação de queimação – cada organismo reage de maneira diferente ao problema, então as sensações não são iguais em todos os indivíduos.

Outros sintomas que acompanham as cólicas

Dores mais agudas, sendo elas mentruais ou não (apesar de essa ser a mais comum), pode estar acompanhadas de outros sintomas:

Existem vários fatores que causam as cólicas: menstruação, problemas de saúde, etc (Foto: Getty Images)

Tipos de cólica

Por que a cólica menstrual dói?

Quando falamos de cólica menstrual, a dor existe porque ela é um processo inflamatório do corpo. Essa dor é provocada quando há a liberação da prostaglandina, uma substância que faz com o útero se contraia para eliminar o endométrio.

Quando a dor da cólica não é normal?

As dores da cólica podem ser classificadas como leve, moderada, intensa ou incapacitante. A partir do momento em que ela é muito forte e não permite que a mulher viva as atividades rotineiras dela por causa da dor, tenha muitas náuseas, vomite ou/e desmaie, é possível considerar que ela não é normal. Além disso, a endometriose também é um dos fatores que causam cólicas muito intensas.

Quando procurar um médico?

É necessário buscar ajuda de um especialista para iniciar um tratamento específico e fazer exames investigativos quando as dores da cólica são muito intensas ou incapacitantes. É necessário buscar a causa e entender se existe uma endometriose ou outra doença por trás disso ou se é só uma cólica primária.

É possível aliviar a dor das cólicas com bolsas de água quente e remédios específicos (Foto: Getty Images)

Como tratar e aliviar as cólicas?

Como é a cólica de ovulação?

Ela é bem parecida com a cólica menstrual. A diferença é que a cólica de ovulação tende a ser mais lateral, enquanto a causada pela menstruação costuma ser mais centralizada no corpo da mulher. Durante a ovulação, às vezes é possível perceber qual trompa está liberando os óvulos – direta ou esquerda.

Cólica na gravidez é normal? 

Sim! Esse é um dos sintomas mais comuns e pode ser confundido com a dor da menstruação. Apesar da semelhança, o sangramento não chega. Essa dor acontece normalmente logo no início da gestação e está relacionada à implantação. 

Fontes: Dr Igor Padovesi, Ginecologista e Obstetra da USP e do Hosp. Albert Einstein, colunista e embaixador da Pais&Filhos, e pai de Beatriz e Guilherme (www.igorpadovesi.com.br). 


Palavras-chave
Saúde pfnoinsta Cólica Mulher endometriose Tipos de cólica

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena

Família

Sandy e Lucas Lima falam pela 1ª vez sobre família e volta de casamento

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Família

Grupo Molejo é vítima de assalto no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"