Família

Cientistas descobrem 5 gerações de árvore genealógica mais antiga do mundo

Reprodução/BBC

Publicado em 30/12/2021, às 08h45 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Cientistas reuniram restos de ossos humanos encontrados em uma tumba há 5,7 mil anos na região de Cotswolds, no Reino Unido, e, através da análise genética do material, reconstruíram cinco gerações da árvore genealógica da família ali enterrada. O estudo foi publicado na revista científica Nature.

No total, foram descobertos 27 parentes biológicos de cinco gerações distintas de uma família. A maioria dos encontrados na tumba descendia de quatro mulheres que tiveram filhos com o mesmo homem. Entretanto, as pessoas foram enterradas em tumbas diferentes com base no matriarca que descendiam. 

Tal descoberta mostra que as mulheres tinham um importante papel no âmbito familiar. A tumba localizada em Hazleton North é do período neolítico, ou seja,  aproximadamente cem anos após a introdução da agricultura no Reino Unido. 

Reprodução das tumbas de Hazleton North (Foto: Reprodução/BBC)

O professor David Reich, da Harvard Medical School em Boston, EUA, que liderou a geração de DNA antigo a partir dos restos mortais, explicou em entrevista à BBC: “Duas das mulheres, todos os seus filhos estão na câmara sul – e seus filhos até a quinta geração.

A descoberta será capaz de ajudar em futuros estudos sobre o comportamento e dinâmica familiar dos povos na Idade da Pedra. “Esperançosamente, este será o primeiro de muitos estudos desse tipo”, disse o professor Reich. “Isso realmente torna vívida a vida dessas pessoas … que viveram neste lugar há muito tempo”, frisa.

Ausência de familiares 

Enquanto duas mulheres da família que morreram na infância foram enterradas na tumba, a completa ausência das filhas adultas sugere que seus restos mortais foram colocados nas tumbas de parceiros masculinos com quem tiveram filhos, ou em outro lugar.

Também há indícios de que “enteados” foram adotados na família, ou seja, homens cuja mãe foi enterrada na tumba, mas não seu pai biológico, e cuja mãe também teve filhos com um homem parente do fundador original, segundo pesquisas lideradas por David.


Palavras-chave
Família pfnoinsta ciência Inglaterra descoberta Árvore Genealógica Ancestrais

Leia também

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Família

Esposa de Tony Ramos atualiza estado de saúde do ator após cirurgia

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho