Família

Casal trans interrompe transição de gênero para engravidar

Reprodução Instagram

Publicado em 01/06/2022, às 09h19 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


O operador de telemarketing Leonardo Oliveira, de 22 anos, é homem trans, casado com a auxiliar de cozinha Arielly Germano, de 20 anos, que é travesti não binária. O casal se conheceu por meio do aplicativo de relacionamentos Tinder em agosto de 2018. Na época, Arielly ainda se apresentava como um adolescente do sexo masculino. “Eu era todo boyzinho”, afirmou ela em entrevista ao site Metrópoles. Ela lembrou que chamou a atenção de Leonardo, que, nasceu com o sexo feminino mas sempre se identificou como homem. “Eu me via como homem e tinha atração por homem”, disse ele, que iniciou a transição de gênero aos 16 anos, tomando hormônios por conta própria.

Arielly decidiu começar a transição para mulher trans durante o relacionamento deles, e então, ela contou sobre o sonho de ser mãe para Leonardo, que não se convenceu muito da ideia inicialmente, por ter que ver “a barriga e os seios crescendo” sendo homem. Ele disse que antes de decidir se queria engravidar ou não “a ideia de gestar uma criança era muito assustadora”, e acrescentou: “Eu tinha medo de como meu corpo iria ficar, de como eu iria me identificar, até porque não me via como mulher e já estava em transição. Por isso, tinha medo disso ser uma regressão.”

Eles decidiram ter um filho, e no dia 24 de abril, nasceu Maria Dandara, que segundo Arielly, é um nome em homenagem à uma guerreira do quilombo dos Palmares. A gestação foi acompanhada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o pai, Leonardo, afirmou: “A gente foi muito bem respeitado. Foi o melhor tratamento que poderia ter.”

Maria Dandara completou um mês de vida no dia 24 de maio (Foto: Reprodução Instagram)

A família vive na periferia de Fortaleza, Ceará. Leonardo deu à luz no Hospital Geral Doutor César Cals, enquanto o pré-natal foi feito em um posto de saúde do bairro. Por mais que eles tenham relatado uma boa experiência com o SUS, acreditam que muitas pessoas ainda sofrem de transfobia durante atendimentos nas redes pública e privada, e por isso, eles tem uma conta no TikTok dedicada a conscientizar as pessoas sobre o que envolve a comunidade LGBTQIA+.

No Instagram, eles tem quase 10 mil seguidores, enquanto contam com mais de 150 mil no TikTok. “Logo no início, a gente recebia muitos comentários ruins, mas, com o crescimento da nossa rede social, eles foram diminuindo, e a gente hoje utiliza filtro”, disse Leonardo. Arielly continuou: “A gente pretende levar informação para as pessoas e alcançar muita gente. Nosso público é cis hétero, porque a gente fala para eles, a gente quer levar informações para eles, porque muitos ainda não têm conscientização como as pessoas da comunidade LGBTQIA+.”

O casal pretende ter mais filhos (Foto: Reprodução Instagram)

Ao serem questionados se a família vai crescer e se mais gestações virão por aí, Arielly afirma: “Meu sonho é ter cinco filhos correndo pela casa.” Como o casal pretende retomar as respectivas transições de gênero, eles acreditam que o irmão ou a irmã de Maria Dandara será adotado, e não gerado.


Palavras-chave
Bebê Família Criança Papel do Pai crianças Gravidez Maternidade Gestação Mãe filhos pais pai filha Paternidade filho relato transsexual família trans homem trans homem trans grávido pai trans Pais transgêneros mulher trans

Leia também

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha