Família

Carnaval com crianças: veja 5 dicas essenciais para aproveitar a folia com o seu filho

Shutterstock

Publicado em 14/02/2023, às 14h55 - Atualizado em 09/02/2024, às 14h57 por Gabriela Xavier


Compartilhe:


O feriado do Carnaval está chegando e com isso, pais procuram alguns passeios para sair da rotina com os filhos. Mas no meio de toda folia, é essencial ter cuidado com a segurança e saúde dos filhos. A Dra. Susanne Andrade Blanc Bertrand, pediatra, pós graduada em Emergência Pediátrica pelo Hospital Albert Einstein, deu dicas para um Carnaval seguro para seu filho:

Identidade

Em meio à aglomeração de um bloco, é muito importante que seu filho possa ser identificado de forma fácil e tenha um documento com foto. “A criança precisa ter CPF linkado digital”, disse Susie. É simples emitir este documento: basta ir no site da Receita Federal e realizar a solicitação. Vale lembrar que desde 2011 não existe mais a emissão do CPF impresso.

Local

A especialista recomendou uma análise do local antes mesmo de aproveitar o carnaval. “Chegou! Olha aonde tá acontecendo a brincadeira, o carnaval…enfim, tem acesso a carros? tem adultos bebendo naquele local? Tem vidro? Tem janela? O chão é muito escorregadio? Existe uma chance de queda ali? Fique atento!”.

Estes cuidados vão deixar o Carnaval mais divertido! (Foto: Shutterstock)

Roupa

“A criança tem que ir segura de si, com fantasias leves. Evite cordões, laços que possam trazer algum sufocamento e desconforto pra criança”, recomendou a pediatra.

Sapato

Além da roupa de forma geral, Susie ainda falou da importância de escolher o sapato ideal, “Carnaval é pra brincar, pular. O sapato precisa estar confortável, bem aderido ao pé da criança para evitar quedas e machucados!”

Água + protetor solar

“As crianças precisam estar bem hidratadas Se for se expor ao sol, use protetor solar”, falou a Dra. Se você tem filhos, provavelmente só de ouvir sobre proteção solar já te dá arrepios! Passar o protetor pode parecer um desafio daqueles, especialmente se ele for cremoso e grosso. Mas proteger a pele das crianças é uma das coisas mais importantes que podemos fazer. O risco de câncer de pele começa cedo, tanto é que pelo menos cinco queimaduras solares intensas antes dos 20 anos aumentam o risco de melanoma em 80%, de acordo com um estudo da Universidade Brown. Ou seja, todas as famílias precisam tomar medidas para evitar os raios UV prejudiciais.

E o fator de proteção solar (geralmente escrito como FPS nas embalagens) também é muito importante – é ele que indica o quanto de radiação UVB pode ser filtrada antes de chegar à pele. Segundo informações da Sundown, quando o FPS é 30, cerca de 97% da radiação é filtrada, FPS 50, filtra 97% da radiação, e FPS 100, cerca de 99%. E para te ajudar, separamos algumas dicas geniais para que você consiga passar o protetor solar no seu filho de maneira pacífica, independente da idade dele, para que vocês possam curtir o verão despreocupados!

A água é essencial para hidratação do seu filho (Foto: Reprodução/ Pexels)

Veja dicas de como passar o protetor solar no seu filho 

Dê a ele uma escolha
Assim como você deixa seu filho escolher qual lanche ele quer entre duas opções saudáveis, dê a ele a escolha de dois tipos de protetores solares de marcas em que você confia.

Encontre o produto certo
Se o seu filho tem autismo ou sensibilidade sensorial, você pode correr o risco de passar apenas em um braço e ele querer fazer uma pausa, por exemplo. Então opte por protetores sem cheiro.

Faça uma espécie de “trenzinho” do protetor solar
Todo mundo se alinha, faz uma fila – irmãos, primos, amigos, pais – e cada um passa protetor em quem estiver na frente. Depois disso, algum adulto apenas revisa os pontos que a criança provavelmente deixou de passar o protetor.

Incentive caretas na hora da proteção
Peça ao seu filho que faça uma careta de peixe, com bico. Geralmente isso diverte a criança tempo suficiente para que você possa aplicar e espalhar o protetor solar.

Tenha abordagem artística
Compre um pincel barato numa loja de ferramentas e deixe as crianças se ‘pintarem’ com o protetor solar. Eles vão se proteger e se divertir muito!

Sincronize com a hora do lanche
Seu filho pede um lanche a cada duas horas? Então você tem sorte! Escolha pausas naturais como as dos lanches e almoço, por exemplo, para reaplicar o protetor solar. Ao fazer isso, você não está tirando a criança da diversão e também dá tempo para o filtro solar ser absorvido.

Confira o vídeo aqui:


Palavras-chave
crianças Segurança carnaval alimentação saudável hidratação Protetor solar alimentação das crianças desfiles escolas de samba decoração de carnaval Desfiles de carnaval Carnaval 2023 carnaval com criança segurança Alimentação leve Beber água Bloco de carnaval infantil Bloquinhos de carnaval Carnaval crianças Carnaval diversão Carnaval infantil Carnaval kids Criança fantasiada Fantasias de carnaval Fantasias infantis de carnaval Fantasias para criança Pode levar criança para o carnaval Saúde das crianças Segurança infantil

Leia também

Família

Mãe busca filha gêmea perdida há 5 dias após barco virar no RS: "Só paro com você no meu colo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Virginia posta foto beijando na boca da filha e gera críticas: "Não tenho como te defender"

Bebês

Bebê recebe alta após comer folhas de planta tóxica

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar