Família

Câncer infantojuvenil: Casa Ronald McDonald ABC acolhe famílias no tratamento contra a doença

Muitas crianças a adolescentes paciente do câncer infantojuvenil moram longe do local de tratamento - GettyImage
GettyImage

Publicado em 22/08/2022, às 12h17 por Redação Pais&Filhos


Você conhece a Casa Ronald McDonald ABC? Ela é responsável pelo auxílio de cerca de 963 famílias na luta do tratamento contra o câncer. A Casa Ronald McDonald ABC sabe que o câncer na infância e adolescência significa muito mais que uma doença; é também sinônimo de afastamento de tudo que ela conhece, como familiares, amigose o próprio espaço em casa.

Muitas crianças a adolescentes paciente do câncer infantojuvenil moram longe do local de tratamento
Muitas crianças a adolescentes paciente do câncer infantojuvenil moram longe do local de tratamento (Foto: GettyImage)

Para ajudar essas criançase jovens que moram em áreas afastadas dos tratamento para essa doença, a Casa Ronald McDonald ABC age como uma segunda casa para elas conseguirem vencer essa batalha. Dessa forma, elas funcionam como Casas de Apoio para os pacientes de câncer infantojuvenil, para deixar esse momento o mais fácil possível para eles. Sendo uma “casa longe de casa”, as crianças e adolescentes recebem a hospedagem para eles e acompanhantes, além de seis refeições diárias, apoio psicossocial, assistência social e transporte aos hospitais. Para entender melhor como uma casa de apoio funciona, Rosemeiri Silva, supervisora da Casa Ronald McDonald ABC explicou um pouco sobre como elas funcionam.

“Nosso objetivo como Casa de Apoio é ser realmente um lar longe de casa. Entre nossas atividades, estão fornecer acolhimento, transporte e alimentação aos pacientes em tratamento do câncer infanto-juvenil e seus familiares, além de atendimento psicológico”, disse Rosemeire. As Casas de Apoio não são responsáveis pelo tratamento contra o câncer. Elas são responsáveis por promover um espaço que fuja do ambiente hospitalar, que seja mais acolhedor para os jovens. Fora isso, Rosemeiri afirma que as Casas de Apoio também servem para promover uma melhora na oncologia infantil, com ações para a conscientização do tema.

A Casa Ronald McDonald ABC serve como uma casa para crianças e jovens que moram longe do tratamento contra o câncer
A Casa Ronald McDonald ABC serve como uma casa para crianças e jovens que moram longe do tratamento contra o câncer (Foto: Divulgação)

A Casa Ronald McDonald ABC surgiu em 1994, primeiramente como Casa de Apoio a Crianças com Câncer do ABC, e é administrada por pessoas voluntárias do Rotary Club de Santo André. Ela começou a funcionar como Casa Ronald McDonald ABC em 2007, por meio do Ronald McDonald House Charities, que garante uma qualidade igual em todas as Casas de Apoio ao redor do Brasil. Por mais que leve o nome, a Casa Ronald McDonald ABC não possui ligação com a rede de fast food, diz Rosemeiri: “A grande maioria das Casas funcionam de forma independente, com apoio de doações e patrocínios. É o caso da nossa instituição. […] Com este selo, também entramos nas ações da campanha do Mc Dia Feliz. No dia-a-dia, nos mantemos com doações, parceiros e fundos arrecadados com nossas ações como festas e bazares”.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Assista ao POD&tudo com Carol Celico


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Mãe busca filha gêmea perdida há 5 dias após barco virar no RS: "Só paro com você no meu colo"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

A bebê comeu folhas da planta Kalanchoe. - Reprodução/ G1/ Arquivo pessoal

Bebês

Bebê recebe alta após comer folhas de planta tóxica

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Virginia posta foto beijando na boca da filha e gera críticas: "Não tenho como te defender"