Criança

Brincando de ser “a moça do tempo”

Damos uma "receita" para construir aparelho que mede a pressão e permite fazer a previsão do tempo em casa

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Sabe quando a “moça do tempo” diz na TV sobre pressão, que pode ser alta ou baixa, e que altera a previsão do tempo? Então, é baseado nessa informação que este aparelho simples pode demonstrar de forma básica a pressão do ar (chamada tecnicamente de pressão barométrica). Dá para fazer este aparelho (barômetro) em casa e se divertir com as crianças nessas férias, observando as mudanças na pressão e, quem sabe, se arriscando nas previsões meteorológicas!

Como fazer

Anúncio

FECHAR

Cortar o gargalo de um balão vazio.

Esticar o balão (sem o gargalo) na boca de uma jarra grande. É importante deixar a bexiga bem esticada e perfeitamente lisa. Prenda com fita ou mesmo um lacinho de borracha (bem firme, ok?).

Dobrar a extremidade de um canudo e a encaixe dentro de outro canudo (para assegurar que fiquem firmes, passe uma fita adesiva – pode ser fita crepe).  Cortar uma aba e achatar outra ponta como mostrado.

Na ponta oposta do canudo, inserir uma seta de papel.  Importante: corte a seta de modo que a parte reta se encaixe confortavelmente no canudo.

Por último, colar a aba do canudo no balão com cola branca.  Pressione até que a cola seque.

 O funcionamento do aparelho!

Para o melhor funcionamento, deixe o barômetro contra uma parede, onde bata sol  direto, e onde ele não sofrerá abalos. É importante que ele fique bem parado. Coloque um quadro-negro ou em uma folha de papel por trás dele. Marque uma linha onde a seta é o “nível 0”, em seguida, marque algumas linhas acima e abaixo dele. (Veja na foto).

A pressão barométrica do ar dentro do frasco permanece constante, enquanto a do exterior muda.

Quando a pressão barométrica cai, a pressão mais elevada dentro do frasco incha o balão e faz com que a seta tenha uma queda. Isso significa que um tempo instável está se aproximando.

Quando a pressão atmosférica aumenta, a pressão mais baixa dentro do frasco faz com que o balão se afunde e a seta suba e… Bom tempo está a caminho!

Para entender: O que é Pressão barométrica?

Pressão é a força por unidade de área causada pelo peso da atmosfera sobre um ponto, ou sobre a superfície da Terra. Também conhecida como pressão atmosférica ou pressão barométrica.

Pressão atmosférica

A atmosfera terrestre é composta por vários gases, que exercem uma pressão sobre a superfície da Terra. Essa pressão, denominada pressão atmosférica, depende da altitude do local, pois à medida que nos afastamos da superfície do planeta, o ar se torna cada vez mais rarefeito, e, portanto, exercendo uma pressão cada vez menor.
A maior pressão atmosférica é obtida ao nível do mar (altitude nula). Para qualquer outro ponto acima do nível do mar, a pressão atmosférica é menor.
A pressão atmosférica é a pressão exercida pela atmosfera num determinado ponto. É a força por unidade de área, exercida pelo ar contra uma superfície. Se a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, conseqüentemente a pressão também aumentará.

A pressão atmosférica é medida por meio de um equipamento conhecido como barômetro. Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica estando diretamente relacionadas com a radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar. Formam-se a partir de influências naturais, como: continentalidade, maritimidade, latitude, altitude etc.

Originalmente publicado na edição de junho / julho 2013 da revista FamilyFun.