Publicado em 08/05/2020, às 12h32 - Atualizado às 12h53 por Jéssica Anjos, filha de Adriana e Marcelo
Um estudo compartilhado nesta sexta-feira, 8 de maio, pelo Imperial College, de Londres, uma das instituições de maior referência em medicina no mundo, defende que o surto do novo coronavírus no Brasil está apenas começando. De acordo com os pesquisadores, as medidas de isolamento social ajudaram a não espalhar rapidamente o vírus, mas a situação vai ficar pior caso não sejam adotadas medidas mais rígidas impedindo a circulação das pessoas.
“Em nenhum estado do Brasil nossos resultados indicam que a imunidade está próxima de ser atingida, sublinhando o estágio inicial da epidemia no Brasil atualmente, e a possibilidade da situação piorar a não ser que outras medidas de controle sejam adotadas”, afirma o estudo segundo O Globo.
Segundo O Globo, essa conclusão vem de um relatório feito pelo Brasil e que foi assinado por 59 especialistas da Imperial College. O documento diz que a situação do vírus está fora de controle em território brasileiro.
Quando o vírus chegou ao Brasil a taxa de disseminação da doençaestava entre 3 e 4. Isso significa que cada pessoa pode transmitir o vírus pra 3 ou 4 pessoas. A quarentena na maioria dos estados fez o número diminuir, mas ainda é maior do que 1. Os cientistas dizem no relatório que os países europeus já está com uma taxa de reprodução menor do que 1. “Com o número acima de 1 significa que a epidemia ainda não está controlada (no Brasil) e irá continuar a crescer”, comentam os pesquisadores.
De acordo com o relatório, o Brasil está apenas no começo da doença. É possível enxergar esse cenário quando avaliamos como o coronavírus está em estágios diferentes em cada estado brasileiro. Somente 5, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Amazonas, dos 27 estados estão com 81% dos casos.
“De forma geral, enquanto nosso estudo sugere que as medidas implementadas até agora tiveram um impacto na diminuição da transmissão da doença, ele também destaca que não foi suficiente para controlar a transmissão da doença. É preciso adotar mais medidas de limitação de contato, indo além das que foram colocadas em vigor, para a redução da taxa de reprodução da doença no Brasil para menos que 1”, finalizam os cientistas.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”
Notícias
Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana
Gravidez
Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"
Família
Aline Wirley faz primeiro vídeo ao lado da filha adotiva: "Nada é por acaso"
Bebês
Claudia Raia mostra festa luxuosa do filho e aparência de Luca chama atenção: “Nasceu pra brilhar”
Notícias
Roberto Justus conta bronca da esposa após criticar casa da cunhada: "Falou que ia separar"