Publicado em 08/05/2020, às 12h32 - Atualizado às 12h53 por Jéssica Anjos, filha de Adriana e Marcelo
Um estudo compartilhado nesta sexta-feira, 8 de maio, pelo Imperial College, de Londres, uma das instituições de maior referência em medicina no mundo, defende que o surto do novo coronavírus no Brasil está apenas começando. De acordo com os pesquisadores, as medidas de isolamento social ajudaram a não espalhar rapidamente o vírus, mas a situação vai ficar pior caso não sejam adotadas medidas mais rígidas impedindo a circulação das pessoas.
“Em nenhum estado do Brasil nossos resultados indicam que a imunidade está próxima de ser atingida, sublinhando o estágio inicial da epidemia no Brasil atualmente, e a possibilidade da situação piorar a não ser que outras medidas de controle sejam adotadas”, afirma o estudo segundo O Globo.
Segundo O Globo, essa conclusão vem de um relatório feito pelo Brasil e que foi assinado por 59 especialistas da Imperial College. O documento diz que a situação do vírus está fora de controle em território brasileiro.
Quando o vírus chegou ao Brasil a taxa de disseminação da doençaestava entre 3 e 4. Isso significa que cada pessoa pode transmitir o vírus pra 3 ou 4 pessoas. A quarentena na maioria dos estados fez o número diminuir, mas ainda é maior do que 1. Os cientistas dizem no relatório que os países europeus já está com uma taxa de reprodução menor do que 1. “Com o número acima de 1 significa que a epidemia ainda não está controlada (no Brasil) e irá continuar a crescer”, comentam os pesquisadores.
De acordo com o relatório, o Brasil está apenas no começo da doença. É possível enxergar esse cenário quando avaliamos como o coronavírus está em estágios diferentes em cada estado brasileiro. Somente 5, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Amazonas, dos 27 estados estão com 81% dos casos.
“De forma geral, enquanto nosso estudo sugere que as medidas implementadas até agora tiveram um impacto na diminuição da transmissão da doença, ele também destaca que não foi suficiente para controlar a transmissão da doença. É preciso adotar mais medidas de limitação de contato, indo além das que foram colocadas em vigor, para a redução da taxa de reprodução da doença no Brasil para menos que 1”, finalizam os cientistas.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Gravidez
Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia
Família
Nova frente fria em meio a período intenso de calor já tem data para chegar
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"